Sábado, 21 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 8 de setembro de 2017
Estar atento a pequenas mudanças na área de senha e digitação de dados pessoais do site de seu banco e não cair na tentação de clicar em e-mails de origem duvidosa alertando sobre débitos (falsos) em seu nome são fundamentais na hora de proteger-se contra golpes eletrônicos. As dicas são da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que concedeu entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira para dar o alerta.
De acordo com a federação, apesar de os bancos fazerem investimentos constantes em tecnologia e segurança, e o ambiente virtual ser desenvolvido com rigorosos procedimentos de proteção, a segurança durante as transações depende do usuário.
Proteger-se contra golpes não é complicado, diz a Febraban, mas requer cuidados, pois os golpistas, também chamados de hackers, se aproveitam de pequenas distrações que desviam a atenção do usuário. A regra é estar sempre atento: ao tentar acessar a conta pelo site do banco, o usuário tem de conhecer bem o ambiente e reconhecer se alguma coisa está estranha. Ao desconfiar, tem de interromper o procedimento na hora e entrar em contato com a instituição.
Apesar dos golpistas eletrônicos, a Febraban ressalta que fazer uma transação bancária pela internet é procedimento considerado seguro. Números da entidade mostram que de todas as transações bancárias realizadas pela internet, apenas 0,0006% são vítimas de fraudes.
Golpes
Os golpes bancários deixaram para trás somente o ambiente online e agora os estelionatários utilizam depósitos bancários falsos e até centrais de atendimento para roubar cartões de créditos. As próprias vítimas relatam as tentativas de fraude via WhatsApp e redes sociais. Em uma delas, o falsário entra em contato com o cliente do cartão de crédito, identificando-se como funcionário do banco. Ele diz que precisa confirmar com o usuário duas compras consideradas suspeitas, ao receber a resposta negativa sobre a aquisição de produtos, o golpista diz que é preciso fazer o cancelamento do cartão e que o processo deve ser feito através da central telefônica.
Uma das vítimas contou que ao entrar em contato com o suposto atendimento do banco foi informado que um mensageiro buscaria o cartão clonado na casa do consumidor. Desconfiado, o cliente pediu a identificação do suposto funcionário que acabou fugindo sem levar o cartão. Em outra tentativa de golpe, as vítimas são contatadas por criminosos que relatam um depósito feito de forma errada na conta da vítima através de envelopes em caixa eletrônicos. A Febraban alertou que os depósitos realizados em caixas eletrônicos são compensados no dia útil seguinte, após conferência dos envelopes. Para ter certeza da autenticidade daquela operação, é preciso conferir o extrato bancário.
Os bancos informaram que nunca entram em contato via telefone solicitando senhas, assinatura eletrônica, códigos de acesso ou outras informações pessoais. Outra recomendação é não utilizar telefones celulares de terceiros para entrar em contato com o banco, já que os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho. (AG)