Quinta-feira, 02 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de julho de 2016
Não é sempre que o sucesso vem fácil. Na maior parte das vezes, ele só dá as caras depois de muito esforço e muitas tentativas fracassadas. A regra é bem ilustrada por uma frase de Wiston Churchill: “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo”. Conheça, a seguir, as histórias de empresários de sucesso que foram desacreditados no início da carreira.
Bill Gates.
A primeira start-up de Bill Gates, em 1970, era dedicada a automatizar relatórios de trânsito, uma solução eficiente para um problema pouco comum à época. O projeto fracassou. Após muita insistência, Gates e seu sócio Paul Allen fundaram a Microsoft, uma das empresas responsáveis pela revolução do computador pessoal no mundo.
Oprah Winfrey.
Oprah começou sua carreira como repórter em Baltimore, nos Estados Unidos. Além de provar competência e lutar contra o machismo, a agora apresentadora e empresária sofreu quando foi demitida do canal WJZ-TV. O desejo de dar a volta por cima foi alcançado quando estreou seu próprio talk show. Hoje ela tem uma fortuna avaliada em 1,4 bilhão de dólares pela revista “Forbes”.
Steve Jobs.
O empresário, que dispensa apresentações, foi demitido da empresa que ele mesmo criou. Após esse fracasso, o dono da Apple precisou reconstruir seu nome, então desacreditado. Ele morreu em 2011 e ainda hoje é um dos nomes mais influentes do mundo.
Walt Disney.
O criador do icônico personagem Mickey Mouse chegou a ser demitido de um trabalho acusado de “falta de criatividade”, e dizem as más línguas que chegou a tomar banho em estação de trem para economizar dinheiro. Disney conseguiu notoriedade pela primeira vez à frente da pequena produtora Laugh-O-Gram, fundada com seu irmão Roy.
Henry Ford.
Em uma época em que a ideia de máquinas substituindo animais no transporte de pessoas e cargas parecia improvável, Henry Ford construiu um carro simples e fácil de dirigir. Porém, o projeto fracassou por cinco vezes, e Ford chegou a declarar falência. Em 1908, o produto finalmente foi um sucesso em vendas pela primeira vez.
John Creasey.
O escritor britânico – conhecido pela proeza de publicar mais de 500 romances policiais, diversos deles entre best-sellers – amargou mais de 700 rejeições de editoras até finalmente conseguir emplacar uma de suas histórias. Creasey utilizou, ao longo da vida, cerca de 28 pseudônimos, entre eles o mais conhecido, Gordon Ashe.