Sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 9 de junho de 2019
A solução para vencer a celulite encontra-se em adotar um estilo de vida saudável, investindo numa alimentação com baixo consumo de açúcar, gordura e toxinas e também na prática regular de exercícios físicos, que queimem gordura, gastem a energia acumulada e melhoram a circulação sanguínea.
No entanto, este estilo de vida não deve ser seguido apenas na fase de combate a celulite, devendo ser adotado sempre, para que a celulite não tenha a possibilidade de se instalar novamente.
Conheça abaixo oito regras para eliminar a celulite
1. Comer mais ferro
Os alimentos ricos em ferro ajudam a eliminar a celulite de dentro para fora porque melhoram a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de nutrientes e oxigênio nas células. Alguns exemplos são beterraba, chocolate amargo, cacau em pó, vegetais de folhas verde-escuro como couve.
2. Comer mais fibras
O consumo regular de alimentos ricos em fibras como frutas e vegetais crus, melhoram o funcionamento do intestino, ajudando a limpar o organismo e deixando a pele mais bonita. Além disso, as fibras conferem maior saciedade, diminuindo o apetite, o que também ajuda a controlar o peso, pois ingere-se menor quantidade de gordura.
Algumas opções de alimentos ricos em fibras são frutas, verduras, legumes, arroz integral, feijão e frutas secas, além de linhaça, aveia e farelo de trigo, por exemplo.
3. Diminuir o consumo de sal
O sal leva à retenção de líquidos, favorecendo a instalação ou o agravamento da celulite, por isso é aconselhado consumir diariamente no máximo 5 mg de sal, que corresponde a 1 colher de chá por dia e, para isso deve substituir o sal por especiarias, ervas aromáticas, limão ou azeite, por exemplo.
4. Beber mais chá verde
O chá verde possui catequinas, que é ótimo para combater a retenção de líquidos devido ao seu efeito drenante e, deve ser ingerido diariamente 750 ml sem açúcar.
Uma boa dica é preparar o chá verde e colocar numa garrafa para poder levar para o trabalho, escola ou faculdade para ir bebendo durante o dia como substituto da água ou como complemento.
5. Evitar comida industrializada
A comida industrializada congelada possui alto teor de sódio e de outras substâncias que podem causar retenção de líquidos, o que está relacionado ao aumento da celulite.
Além disso, as comidas dos restaurantes podem ter sido preparadas com temperos prontos ou outros aditivos alimentares, que também devem ser evitados no combate à celulite.
Por isso, deve-se comer preferencialmente comida caseira, e sempre que possível, leve uma marmita para o trabalho ou escola, porque assim você sabe exatamente o que está comendo e pode alcançar melhores resultados.
6. Eliminar as toxinas
Para eliminar as toxinas do corpo é recomendado beber bastante água ou líquidos como suco de frutas ou chá sem açúcar. O suco desintoxicante de couve é uma boa receita para limpar o organismo, aumentando o bem-estar.
7. Estimular a circulação sanguínea
Ao estimular a circulação sanguínea, há mais oxigênio chegando nas células e uma melhor função do sistema linfático. Para melhorar a circulação é aconselhado praticar exercícios regularmente ou fazer uma massagem esfoliante.
De fato, esfregar a pele com um bom creme esfoliante, remove as células mortas e estimula a circulação, sendo útil no combate a celulite
8. Fazer exercícios físicos
Os exercícios aceleram o metabolismo, ativam a circulação, queimam gorduras e eliminam as toxinas, por isso, devem ser realizados regularmente.
Assim, quem deseja manter o peso deve fazer no mínimo 1 hora de exercícios 3 vezes por semana, e caso se deseje emagrecer deve-se fazer de 60 a 90 minutos de exercícios diariamente.