Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de janeiro de 2016
As operações do Programa Segurança Alimentar do Ministério Público com a Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS no litoral têm mostrado uma realidade assustadora. Os surtos de intoxicação alimentar são frequentes durante o veraneio e o resultado da fiscalização tem explicado o porquê. Assim como as autoridades buscam o cumprimento das regras, tomar cuidado com a alimentação em restaurantes e também à beira-mar é tarefa de cada um e pode contribuir para que as férias sejam efetivamente de descanso.
O coordenador técnico e institucional do CRMV-RS, José Pedro Martins, orienta a população que observe cuidados como a temperatura dos alimentos ou as condições de acondicionamento. “Vemos na beira da praia pessoas vendendo doces que contém ovos e leite sem nenhum cuidado. É um grande risco para o consumidor”, afirma. O coordenador ainda sugere que as pessoas usem o direito de visitar as cozinhas dos estabelecimentos. “Em uma rápida olhada já é possível verificar se um restaurante toma cuidado com questões de higiene e saúde”.
Arrastão da Saúde
O papel do médico veterinário na segurança dos alimentos é uma das informações que o CRMV-RS deve levar aos banhistas no próximo sábado (16) durante o “Arrastão da Saúde”. Trata-se de uma atividade realizada pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do estado (Fórum/RS). Representantes dos conselhos profissionais de Veterinária, Nutrição, Farmácia, Fonoaudiologia e Educação Física vão percorrer um trecho da orla de Tramandaí oferecendo material informativo e respondendo dúvidas dos veranistas.
Martins explica que a proximidade com a população em um momento de lazer pode contribuir para o esclarecimento de dúvidas sobre a atuação profissional e também sobre o papel dos Conselhos na fiscalização e regulação das profissões. A coordenadora da Câmara de Saúde do Fórum/RS, Carmem Franco, ressalta que esta “é uma oportunidade da população ter orientações sobre a atuação profissional de diferentes áreas em um mesmo local”.