Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 31 de maio de 2018
O ator e ativista norte-americano Danny Glover, de “Máquina Mortífera”, visitou o ex-presidente Lula em Curitiba (PR) nesta quinta, por volta das 16h, ao lado da ex-presidenta Dilma, e pediu sua liberdade. Eles entraram na carceragem, um de cada vez, e ficaram por cerca de meia hora cada.
“Meu amigo e irmão Lula precisa ser libertado para unir o Brasil e dar seguimento às conquistas do Partido dos Trabalhadores”, diz uma mensagem assinada por Glover e postada na conta oficial de Lula no Twitter.
Embaixador da Boa Vontade da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o ator afirmou que o ex-presidente é um exemplo de perdão, de trabalho e de amor para todo o mundo. “Eu tive a oportunidade de me reunir com meu amigo Lula. Foi uma excelente reunião, apesar de curta. E eu pude ver que ele está bastante calmo, bastante tranquilo e confiante no trabalho dos movimentos sociais que estão dando continuidade ao trabalho dele próprio”, disse Danny Glover.
“Queremos justiça para Lula porque precisamos de justiça para o povo brasileiro e para o povo do mundo todo”, disse. Em entrevista a coletivos de esquerda, Glover alertou para a crise da democracia no Brasil. “É nossa responsabilidade denunciar a crise precipitada pelo golpe contra Dilma e expandida pela condenação ilegal do ex-presidente e meu amigo Lula.”
Após a visita, o ator posou para fotos com uma faixa escrito: ‘free Lula’.
Na quarta-feira (30), o ator visitou o entorno da Superintendência, no bairro Santa Cândida, onde manifestantes fazem vigília em apoio a Lula desde o dia 8 de abril.
Glover, que no passado visitou várias vezes o então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também teve sua foto publicada na conta do Instagram do Movimento dos Sem Terra (MST).
Na terça-feira, Glover conheceu várias comunidades do Rio de Janeiro e se reuniu com lideranças locais e religiosos, segundo divulgou em sua conta do Twitter.
O ex-presidente está preso em uma sala especial de 15 metros quadrados, no 4º andar do prédio, com cama, mesa e um banheiro de uso pessoal, além de TV, desde o dia 7 de abril. Ele é acusado de receber um apartamento triplex no litoral de São Paulo como propina dissimulada da construtora OAS para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras. Lula nega as acusações e afirma ser inocente.
O político mais amado no mundo
Segundo o ator, o petista orquestrou políticas que mudaram o País e é, hoje, o político mais amado no mundo. Nesta quinta (31) à tarde, Glover visitará o ex-presidente ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal desde o dia 7 de abril.