Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de dezembro de 2015
A Equipe Brasileira de Vela que vai representar o País nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, ganhou os dois últimos integrantes neste domingo (20). A dupla do Veleiros do Sul formada pelo gaúcho Samuel Albrecht e a carioca Isabel Swan garantiu a vaga mesmo sem ir para água, na final da III Copa Brasil de Vela, realizada na Baía de Guanabara.
Samuca e Isabel ficaram em 12º na fase classificatória da Copa Brasil encerrada no sábado (19), enquanto a dupla rival formada por João Bulhões e Gabriela Nicolino, garantiu presença na medal race, onde competem somente os 10 primeiros colocados. Mas os cariocas precisavam chegar entre os seis primeiros colocados na regata decisiva porque a definição da vaga olímpica na classe Nacra 17 era a soma de pontos do Campeonato Sul-Americano, realizado no início do mês no RJ, e da Copa Brasil. Eles chegaram em oitavo lugar e na combinação de resultados das duas competições a vantagem foi da tripulação do Veleiros do Sul.
Essa será a segunda vez que Samuel Albrecht, 34 anos, e Isabel Swan, 31, representarão o Brasil numa Olimpíada. Em 2008 nos Jogos de Pequim, o velejador gaúcho foi proeiro na classe 470 com Fábio Pillar. Já a velejadora carioca correu na proa da Fernanda Oliveira na Olimpíada de Londres em 2012. A dupla da 470 conquistou a primeira medalha (bronze) da vela olímpica feminina brasileira.
Outros competidores
O Veleiros do Sul também disputava a vaga da classe 470 com a dupla Geison Mendes e Gustavo Thiesen que não alcançou a classificação. Eles ficaram dois pontos atrás dos cariocas Henrique Haddad e Bruno Bethlem, que garantiram a vaga na classe 470 masculina e irão disputar a Olimpíada pela primeira vez.
Henrique e Bruno disputavam a vaga olímpica com Geison Mendes e Gustavo Thiesen. A dupla que terminasse a Copa Brasil na frente ficaria com a classificação. Henrique e Bruno encerraram a disputa no sábado em 13º, com 91 pontos perdidos, enquanto Geison e Gustavo ficaram em 14º, com 93.