Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 8 de junho de 2017
A ética na produção de roupas e o novo caminho da moda integram a agenda de debates da Semana de Moda e Sustentabilidade promovida pela Agência Epohke, entre 19 e 23 de junho. A conscientização do consumo e a necessidade da sustentabilidade estruturam o evento, que visa a promoção do debate sobre o futuro do planeta e das relações humanas. As palestras serão realizadas por convidadas especiais do cenário slowfashion de Porto Alegre.
Os cursos são voltados para diferentes áreas, com o intuito de esclarecer as novas formas de consumo e entender as relações entre as pessoas e suas roupas a partir da essência de relações sustentáveis.
“Acreditamos que a sustentabilidade começa nas relações humanas, as trocas entre as pessoas e os valores que cultivamos de maneira interpessoal. Vestir uma roupa e consumir são atos de cidadania que devem ser levados em conta, visto que a indústria fashionista é a segunda mais poluente no mundo”, explicam as diretoras da Agência Epohke, Thaís Hagemann e Luiza Gil.
Os encontros acontecem às 19h de cada dia de evento na Casa Epohke, na Rua da República, 125, Cidade Baixa, em Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo site da Agência pelo valor de R$ 450,00 para pacote que inclui os cinco dias ou R$ 100,00 por palestra.
Sobre as palestrantes
19/06 – Stella Bittencourt – Sustentabilidade nas relações interpessoais
Trabalha com Estratégias de Vida (Life Strategits) que é o apoio necessário para as pessoas construírem a vida que desejam. Formada em Psicologia Clínica com especialização em Psicanálise abandonou a prática, que considera solitária, do consultório e migrou para dentro das empresas adquirindo formações variadas que contemplem processos grupais privilegiando o indivíduo. Apaixonada pelas questões humanos trabalha como facilitadora de processos de aprendizagem na UERGS, na Escola das Emoções, como professora convidada na UFRGS e na Rede Escola de Governo. Curiosa quanto a processos de comunicação é parceira da Harmony.Co e pesquisadora da CNV (Comunicação Não Violenta), dos processos colaborativos no E2 (Ecosistema Empreendor) e da Economia Solidária através da Reciclo e da Horta Alegre. Considera-se uma “sexalente” (uma sexagenária adolescente) que com toda a experiência que tem dos anos vividos canaliza seus incômodos para a construção de redes afetivas, eficazes e eficientes na construção de vínculos saudáveis e sustentáveis.
20/06 – Cacá Camargo – Design Activism e negócios de moda – Como se posicionar num cenário pós-consumista?
Graduada em Moda (UDESC), pós-graduada em Desenvolvimento de Produto (UPF) e mestre em Design (UNIRITTER). Atualmente cursa Doutorado em Design e atua como pesquisadora no Núcleo de Moda Sustentável da UFRGS. Sua pesquisa é focada em design activism, design para sustentabilidade e inovação cultural e social no contexto da moda. É docente do curso de Bacharelado em Moda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É uma das idealizadoras do projeto social Desperta – Moda para Mudança e do projeto DesFAZ – Repensando Moda, vencedor do Lab de Inovação na Cadeia da Moda, iniciativa do Social Good Brasil com o Instituto C&A. É representante local do Movimento Fashion Revolution em Porto Alegre. Autora de artigos publicados sobre Moda sustentável e Metodologia projetual. Possui formação em “Sustainable Fashion” pela Central Saint Martins, University of the Arts London.
21/06 – Andreia Marin – O que é um negócio sustentável? – Como comunicar a sustentabilidade
Possui uma lista enorme de funções. É CEO e Co-Founder da Startup Mespper – Realidade Virtual, CEO da empresa Esfera Sustentável e Graduada em Publicidade pela PUCRS. Especialista em Social Media Marketing pela NorthWestern University e em Gestão do Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Formação de Pessoal do Sistema das Nações Unidas – ILO/UNSSC. Autora e jurada de diversos prêmios, já recebeu o Título de Cidadã Emérita de Porto Alegre e de Embaixadora do Milênio Candle Campaign do Paquistão. Também é formada em Disaster Risk Management pelo e-Institute do Banco Mundial e em Climate Change and Negotiation pelo Sustainable Development Solution Network – SDSN.
22/06 – Natalia Guasso – Relações de consumo: qual o papel dos brechós na sociedade, atualmente?
É formada em publicidade e propaganda na Famecos. Trabalhou em diversos ramos da comunicação e produção. Passou por lugares como Casa de Cinema, Vortex, Boca, Box 1824, Live Add, MM Conteúdo, 3YZ, entre outros. Um dia resolveu abrir as portas do seu armário e percebeu que tinha passado dos limites. Era preciso DESAPEGAR! Assim começa a sua trajetória na moda. Há 6 anos coordena o Brick de Desapegos, uma feira que fomenta o desapego e a moda sustentável.
23/06 – Tainá Gross – Como gerir uma marca sustentável? – O que é a SUEKA, propósito, valores, produção sustentável e upcycling
Graduada em Design de Moda e especialista em Branding & Business pela Univates é Mestre em Branding e Design de Moda pelo IADE Creative University de Portugal. Já atuou como stylist e produtora de moda no estúdio VOGA e atualmente presta assessoria de gestão de marcas para empresas de diferentes segmentos, além de ser sócia responsável pelas estratégias de branding e pelas redes sociais da marca SUEKA.
Serviço
O quê: Semana de Moda e Sustentabilidade
Quando: 19 a 23 de junho
Horário: 19h
Onde: Casa Epohke – rua da República, 125, Cidade Baixa – Porto Alegre
Inscrições: https://www.sympla.com.br/semana-de-moda-sustentabilidade-como-comunicacao__149567