Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de abril de 2017
Um aluno da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) de São Borja, Dartagnam Pires, desenvolveu um projeto piloto para construção de mantas térmicas para residências, utilizando caixas de leite. O projeto beneficiou três famílias de baixa renda.
O estudante, que está no terceiro semestre do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, contou com a ajuda dos colegas para recolher as doações de caixas vazias.
Para a montagem das mantas, foram coletadas mais de sete mil caixas de leite. A medição das temperaturas externas e internas nas residências, que mostraram significativas diminuições em dias quentes e aumento em dias frios, nas áreas internas, com diferença média de até 7 graus Celsius, mostra a real funcionalidade das mantas.
Após a conclusão do projeto piloto, o desafio é conseguir mais voluntários para dar continuidade ao projeto. “O conceito de sustentabilidade se sustenta em três pilares: social, ambiental e econômico que, juntos, fundamentam a ideia de se construir uma sociedade autossuficiente sem agredir o planeta”, destaca Dartagnam.