Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de outubro de 2015
Descobrir cases de sucesso para valorizar a força empreendedora, a criatividade e a competência na solução de desafios no setor agropecuário gaúcho é o objetivo do Prêmio Vencedores do Agronegócio, promovido pela Federasul (Federação das Associações Comerciais e Serviços). Hoje, dia em que a instituição comemora seus 88 anos de fundação, o evento Tá Na Mesa contou com a entrega do Troféu Três Porteiras, pertencente à premiação.
Na abertura do evento, o quarteto de cordas da Unisinos homenageou a Federasul apresentando a música “Feliz Aniversário” e o Hino Rio-Grandense. Após, o presidente da Yara Brasil, Lair Hanzen ministrou uma palestra onde foram apresentados números e informações sobre o setor do agronegócio no Estado.
O presidente da Federasul, Ricardo Russowsky saudou os convidados presentes e classificou o Prêmio Vencedores do Agronegócio como um reconhecimento ao setor que tem sido âncora da economia gaúcha e brasileira. O vice-presidente da área de Agribusiness da Federação, José Américo da Silva acrescentou dizendo que “a intenção da iniciativa é estimular e contribuir para o desenvolvimento do RS, além de destacar os exemplos para que se tornem referência à sociedade gaúcha pela força empreendedora, criativa e de competência na resolução de desafios”.
Os agraciados com o troféu Três Porteiras, criado pela artista plástica Angela Pettini, foram:
Categoria Insumos: Simbiose Indústria e Comércio de Fertilizantes e Insumos Microbiológicos e destaque espeicla para Dimicron Química do Brasil;
Categoria Indústria de Máquinas e Equipamentos: Agromac Indústria e Comércio de Equipamentos Agrícola;
Categoria Produção Agropecuária: Pilleco Nobre Alimentos;
Categoria Agroindústria: Fábrica de Embutidos Borússia;
Categoria Distribuição: Ristorante Di Paolo Galetos e Grelhados;
Categoria Serviço de Apoio ao Agronegócio: Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências;
Categoria Sustentabilidade Social: Silo Verde;
A Comissão Julgadora do evento foi composta pelo Secretário de Estado da Agricultura, Ernani Polo, pelo Superintendente do Senar RS, Gilmar Tietböhl, pelo chefe geral da Embrapa Clima, Clenio Pillon, pelo gerente do Setor Agronegócio do Banco do Brasil, Plínio Guerra Rego, pelo professor, doutor e coordenador dos programas de pós-graduação em Agronegócio da Ufrgs, Júlio Barcellos e pelo gestor da Incubadora da Unitec, Carlos Eduardo Aranha.
Decidido pela Comissão, foi concedido o Destaque Especial para os cases da Farsul (Federação da Agricultura do RS), do Fundesa (Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal) e da Ocergs (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul).