Terça-feira, 08 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de outubro de 2016
Grupo Cortel, pioneiro no setor de crematórios privados no Brasil, ingressa agora no segmento de cremação de animais domésticos por meio da aquisição do Cremapet, de Porto Alegre. A operação leva em conta o ritmo de expansão do mercado pet e tem potencial para responder, em cerca de cinco anos, por 20% do faturamento global da companhia. Segundo o diretor de mercado e negócios do Grupo Cortel, Rafael Azevedo, “cada vez mais os pets são tartados como membros das famílias e a incorporação do Cremapet alinha-se totalmente ao conceito do nosso posicionamento de manter viva a história de todos nós, independentemente de classe social, etnia, gênero, religião e, agora, de espécie”. O Cremapet fica em Belém Novo e a empresa atende através deste serviço a toda a região metropolitana de Porto Alegre.
Segundo Azevedo, a aquisição exigiu um investimento de 5 milhões de reais, incluindo a compra dos ativos e da marca e a modernização da unidade do Cremapet, no bairro Belém Novo. Fundada em 2013, a nova empresa do grupo também é pioneira no seu segmento de atuação na cidade.
O Cremapet realiza de 3,5 mil a 4 mil cremações por ano, mas o Grupo Cortel pretende dobrar este número nos próximos 12 meses, sem necessidade de ampliação da estrutura. Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 51% dos lares em Porto Alegre têm animais de companhia. O IBGE também estima que existam 52,2 milhões de cães de estimação em todo o País, mais do que as 44,9 milhões de crianças com até 14 anos de idade. A população de gatos domésticos é estimada em 22,1 milhões. Os dados são de 2013.