Sexta-feira, 18 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 22 de setembro de 2016
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O arcebispo da Diocese de Leopoldina, na Zona da Mata de Minas Gerais, dom José Eudes, suspendeu a atividade do sacerdócio do padre Eduardo Abreu, que se filiou ao PCdoB e se candidatou a vereador na pequena Visconde do Rio Brando (MG), desobedecendo ordem superiores. A cúpula da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em Brasília acompanha atenta o desenrolar da situação “profana” e, é claro, a desenvoltura do sacerdote nas urnas.
Libertinagem
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Piauí, que apoiou o evento Salve Rainha, está em polvorosa. Durante um dos shows, no domingo, músicos subiram nus ao palco. Foi um estrago (para os olhos da plateia).
Disputa para a CNJ
Três servidores disputam a vaga do Congresso Nacional no CNJ (Conselho Nacional de Justiça): um por conta própria, outro apadrinhado de Eduardo Cunha e o terceiro da cota do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Trio da pesada
O deputado federal Jair Bolsonaro (RJ) ameaça sair do PSC e levar com ele os dois filhos também deputados, porque o partido se aliou ao PCdoB no Maranhão. Por baixo, são 1,3 milhão de votos. Ele cobra uma posição rápida e terá uma explicação para afagá-lo, porém a aliança será mantida. O presidente do PSC, Pastor Everaldo, dirá que respeita coligações locais.
Mea culpa
O líder do PV no Senado, Álvaro Dias (PR), faz um mea culpa sobre a resistência do Congresso Nacional em relação às propostas de reforma política: “Temos que pedir desculpas quando falamos no assunto, porque é um tema repetido há mais de uma década e ainda não oferecemos ao País um modelo político compatível com as aspirações da sociedade”.
Recado dado
O presidente da OAB, Cláudio Lamachia, elevou o tom das críticas aos defensores da volta do financiamento privado de campanha, dentre eles o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes: “É um recuo inaceitável. Com o fim do investimento empresarial, hoje temos as campanhas que estão no campo das ideias e não da mídia”.
Toma lá…
A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) anda atirando de cima da tribuna da Casa, após a cassação de sua correligionária Dilma Rousseff. “O senhor é suplente, não tem voto. É como esse governo golpista que está aí: sem voto”, esbravejou para Ataídes Oliveira (PSDB-TO).
…Dá cá
Ataídes não deixou barato. “Vossa Excelência gosta de falar de elite – com o argumento de pobreza de um lado e a elite do outro. Já que a senhora não gosta da elite, por que a JBS colocou R$ 1 milhão na campanha de Vossa Excelência?”.
“Estou fora”
O deputado Ônix Lorenzoni (DEM-RS) entrou em rota de colisão com o líder do partido na Câmara, Pauderney Avelino (AM), ao negar “enfática e veementemente” a relatoria do projeto para anistiar políticos envolvidos em prática de caixa 2.
A famosa caixinha
O conceito de sustentabilidade ambiental cresce na praça. A Souza Cruz tem tratamento de esgoto das fábricas e 60% da matriz energética renovável. No ano passado, a companhia reciclou mais de 98% dos resíduos gerados na produção de cigarros e reaproveitou 60% das embalagens de entrega de produtos.
Conexão “das coisas”
O Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em parceria com a Big Data Analytics, especializada em gerenciamento de “Internet das Coisas” (conexão de aparelhos eletrônicos do dia-a-dia), desenvolverá tecnologias para telecomunicações e transportes. A priori, a iniciativa envolverá integração de wi-fi e 4G das operadoras e de inteligência artificial para carros.
Aqui e lá fora
No Brasil, a WebRadar também mantém parcerias de cooperação técnica com a UFF (Universidade Federal Fluminense) e com a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Já nos Estados Unidos, a colaboração é com a University of Massachusetts Amherst.
Ponto Final
“Nós temos hoje uma tarefa gigantesca de recuperar o Brasil. As pequenas fofocas ou o ciúme besta devem ser postos de lado. Precisamos acertar.” – do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que, mesmo deposto do Ministério do Planejamento, segue como ministro informal do governo de Michel Temer.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.