Quinta-feira, 03 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Novembro Azul: Um mês para pensar na saúde masculina

Compartilhe esta notícia:

O homem pode preservar sua fertilidade antes de iniciar um tratamento contra o câncer, através do congelamento de esperma. (Foto: Divulgação)

Novembro Azul é um movimento mundial que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata. O diagnóstico precoce da doença representa uma possibilidade de cura de cerca de 90%.

Para o urologista da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva, Dr. Caio Schmitt, falar sobre o câncer de próstata é extremamente necessário, pois este é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo, e o mais prevalente no universo masculino. No Brasil é o segundo mais presente entre os homens, perdendo somente para os tumores de pele não melanoma.

Outro fator significativo, segundo Schmitt, é lembrar que o homem pode preservar sua fertilidade antes de iniciar um tratamento contra o câncer. “Sabemos que a quimioterapia prejudica a produção e a qualidade dos espermatozoides, por isso, é indicado que o paciente congele seu esperma previamente, e assim, garanta a possibilidade de uma futura paternidade. Além disso, o congelamento de esperma também beneficia homens com outras doenças como por exemplo a varicocele, que também pode acabar afetando a capacidade reprodutiva masculina,” explica o urologista.

Segundo o especialista, poucos homens sabem que mesmo produzindo espermatozoides por toda a vida, a sua qualidade começa a decair a partir dos 45, 50 anos. Alguns trabalhos científicos inclusive, já mostram um maior risco de doenças associadas a filhos de pais mais velhos. “O congelamento dos gametas pode significar a possibilidade de uma paternidade tardia, mas com espermatozoides ainda jovens, e assim, diminuindo o risco de bebês com problemas de saúde”, recomenda Dr. Caio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Pacto Alegre: População escolherá a Marca de Porto Alegre em novembro
Retorno de gestantes ao trabalho presencial está sendo discutido no Congresso
https://www.osul.com.br/novembro-azul-um-mes-para-pensar-na-saude-masculina/ Novembro Azul: Um mês para pensar na saúde masculina 2021-11-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar