Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 21 de dezembro de 2015
A Ubtech Robotics está desenvolvendo um robô doméstico, o Alpha2, que defende ser o primeiro desenhado para serviços práticos domésticos e para assumir o papel de um amigo.
Custando menos que um smartphone top de linha, o Alpha 2 usa conexão à internet e reconhecimento facial e de voz avançados para responder a qualquer pergunta e servir como um assistente para a família em atividades diárias, com tutoriais e traduções, entre várias outras funções.
Ele opera como um smartphone com pernas, capaz de conversar com qualquer membro da família para entregar informações, como previsão do tempo, placares de jogos e praticamente qualquer outra coisa disponível na internet. Ele também faz ligações, envia mensagens de texto e se conecta a impressoras Wi-Fi para facilitar a comunicação e o trabalho com documentos.
O Alpha 2 oferece compatibilidade com a Internet das Coisas, ligando-se a dispositivos inteligentes da casa, que ele passa a controlar quando se conecta na mesma rede. Ele vira um hub doméstico inteligente para trancar portas, abrir e fechar janelas e gerenciar as luzes, além de servir como vigia quando o dono não estiver em casa, emitindo alertas em eventuais intrusões.
Em conjunto, sua capacidade de conversação e de conexão com outros aparelhos da casa o tornam também uma espécie de central de entretenimento, já que é capaz de ligar o som, a TV, a TV a cabo e ajustar as luzes para uma noite de festa. Graças a seus membros articulados, ele ainda pode divertir as crianças dançando, ou até ajudar os pais a praticarem ioga.
Com uma plataforma aberta, o robô pode ter suas funções expandidas com apps baixados em uma loja virtual própria direto para a memória. A expectativa, portanto, é que o pequeno humanoide evolua na medida em que se torne popular no mundo.
Outros robôs parecidos já foram lançados antes, especialmente no Japão, mas nenhum parece casar tão bem as funcionalidades prometidas com o preço. Na pré-venda do Indiegogo, o Alpha 2 pode ser adquirido por 599 dólares (cerca de 2,3 mil reais) em conversão direta, menos que um Galaxy Note 5 e quase a metade do cobrado pela Apple no iPhone 6S. A previsão de entrega é fevereiro de 2016.