Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de dezembro de 2015
Zika vírus pode matar? Qual é o período gestacional mais perigoso para quem contraiu o vírus? Quem está infectado pode retransmitir o Zika? Bem longe das intrigas em Brasília, o que está preocupando muitos brasileiros é o avanço sem controle do mosquito que já foi da dengue e agora transmite três vírus diferentes. O medo do Zika vírus está ajudando a espalhar boatos nas redes de mensagem de celular.
O rumor que mais vem causando pânico é uma gravação que diz que o vírus Zika também afetaria crianças e idosos. Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) desmentem a gravação. “Isso não é verdade. Não existe evidência científica que possa correlacionar o vírus Zika com comprometimento nervoso em crianças menores de 7 anos e com idosos”, afirma Rodrigo Stabeli, vice-presidente de pesquisa e laboratório da Fiocruz.
Outras perguntas foram respondidas por Edimilson Migowski, doutor em infectologia e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Confira.
Um vídeo nas redes sociais diz que a microcefalia está sendo causada por uma vacina de rubéola vencida que o governo liberou para as grávidas. Isso faz sentido?
Edimilson Migowski – É Mentira. E mesmo que fosse verdade (a liberação de vacina de rubéola para grávidas), não causaria microcefalia.
Crianças de até 7 anos podem ter sequelas se contraírem o Zika vírus?
Migowski – Zika possivelmente é um dos causadores da síndrome de Guillain-Barré (que afeta o sistema nervoso), que pode ocorrer em qualquer idade e deixar sequelas, ainda que boa parte dos casos, tratados com sucesso e de forma precoce, evoluam bem.
Quem já teve o Zika vírus pode pegar novamente?
Migowski – A infecção pelo Zika é única. Essa é a verdade atual.
Quem já teve Zika corre algum risco se engravidar?
Migowski – Não se tem certeza quanto ao diagnóstico. Apenas com exame físico e história clínica. Para ter certeza, tem que pesquisar o próprio vírus. Não existe, no presente momento, sorologia para Zika vírus, como tem para dengue e outras infecções. Eu acredito que é seguro engravidar um mês após o término da infecção. O problema, repito, é a falta de certeza quanto ao real diagnóstico.
Qual a idade gestacional mais perigosa de se contrair o Zika?
Migowski – O primeiro trimestre é o período mais crítico, mas o conhecimento sobre o Zika vírus ainda está em construção, e creio ser prudente manter-se afastada do mosquito durante toda a gestação.
Independentemente do período da gestação, o bebê corre o risco de ter microcefalia?
Migowski – O risco é maior no primeiro trimestre. Ressalto que o cérebro tem o desenvolvimento mais exuberante no primeiro trimestre de gestação. Está bem documentado que infecções congênitas, ocorrendo mais tarde, também podem agredir o cérebro e comprometer o desenvolvimento do mesmo. Assim, manter o cuidado é fundamental.
Quem está infectado pode retransmitir o vírus de alguma maneira?
Migowski – Transmissão sexual pode ocorrer.
Zika pode matar?
Migowski – Pode, embora a tendência é de que o quadro seja brando com evolução satisfatória.
Por que a África convive com o Zika há anos e não tem um surto de microcefalia?
Migowski – Na África, a doença é endêmica, o vírus circula há décadas. Acomete a população pediátrica que, ao chegar à idade adulta, já tendo tido a infecção quando criança, não voltará a ter quando estiver grávida.