Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de agosto de 2015
A cidade de São Paulo terá, a partir do dia 27 deste mês, um curso popular voltado exclusivamente para travestis e transexuais, com aulas direcionadas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). De acordo com o coletivo TRANSformação, responsável pelo curso, a proposta é alcançar pessoas que têm interesse em estudar, mas não possuem condições financeiras ou espaço em redes de educação regulares. As inscrições estão o dia 21.
Segundo dos membros do coletivo, “o foco em pessoas travestis e transexuais se dá pela necessidade de oferecer um espaço de ensino gratuito e não opressor à essa população, que é tão marginalizada na sociedade”.
A entidade irá avaliar o grau de escolaridade das estudantes para possivelmente separá-los em dois grupos, alfabetização e Enem – no total serão 30 vagas. O coletivo ressalta ainda que, se a demanda for muito alta, há a possibilidade de uma lista de espera para iniciar as aulas no primeiro semestre de 2016.
A Prefeitura de São Paulo oferece bolsas de estudo de 840 reais para travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social desde o início do ano. O programa Transcidadania foi lançado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) no dia 29 de janeiro.
Também é dado tratamento hormonal aos acolhidos pelo programa, para tentar evitar que recorram a métodos inseguros de mudanças no próprio corpo. A previsão da pasta é que sejam investidos 3 milhões de reais no Transcidadania neste ano e em 2016.