O cacique da Aldeia de Itapuã, Vherá Poty, na palestra e sessão de autógrafos do livro “Os Guarani Mbyá”. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Gasparotto
“Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.”
Oswald de Andrade
O cacique da Aldeia de Itapuã, Vherá Poty, e Danilo Christidis, ambos responsáveis pelo livro “Os Guarani MBYA”, que além das fotos apresenta textos nos idiomas indígena, português, inglês e espanhol, proporcionaram durante uma agradável palestra conhecer o trabalho e vida de nossos irmãos, os guaranis.
O encontro durante a entrada da noite de segunda-feira foi no espaço do “Histórias na Garagem”, e transcorreu com absoluta sintonia dos dois autores com os participantes. Danilo Christidis, professor de fotografia e interessado nas civilizações e vivências indígenas, iniciou os temas, e o jovem cacique Vherá Poty continuou os esclarecimentos.
Um diálogo atento e elucidativo se estabeleceu. Ao final, restou a certeza de que as conversas elucidativas deverão continuar em outros encontros, tão importantes para conhecermos mais destes brasileiros, tão antigos e tradicionais, e mesmo assim tão distantes.
Os exemplares do belo livro de fotografias de Vherá Poty e Danilo Christidis. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
A jornalista Eleone Prestes participou do encontro. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Danilo Christidis esteve contando as histórias da jornada fotográfica no emocionante bate-papo que concentrou interessados. (Foto Lenara Petenuzzo/especial)
O tema foi debatido durante audiência que o Secretário Covatti Filho, da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, concedeu à Diretoria do Sindicato da Indústria do Mate do Rio Grande do Sul (SINDIMATE-RS). (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Tina Moura e o filho, Lucas Moura, atentos à palestra nos espaços da Histórias na Garagem. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Nesta página é possível ver o momento em que os fotógrafos clicaram a infância indígena de uma aldeia. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Sinara Porto Fajardo, Bruna Stephanou e Alice Floriano na roda de conversas. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
No detalhe: a foto das espigas de milho ganhou destaque ao lado dos livros. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Bruna Stephanou e Alice Floriano atentas às histórias dos dois fotógrafos. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)