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Notícias Um levantamento indica que os alunos da rede pública estadual têm um índice insuficiente de aprendizagem em português e matemática

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No 1º ano do Ensino Médio, não houve evolução em Língua Portuguesa. (Foto: EBC)

Divulgado nesta semana, o mais recente levantamento do Saers (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul) sobre o desempenho dos alunos das escolas urbanas e rurais gaúchas preocuparam as autoridades.

Ao todo, foram avaliados 244,3 mil estudantes do 3ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. “Precisamos evoluir”, alerta o secretário da Educação, Faisal Karam. “Mais de 50% dos nossos estudantes hoje têm índice insuficiente de aprendizagem, o que nos assusta. Precisamos oferecer para a juventude um futuro de oportunidades. A educação abre portas, não podemos fechá-las.”

A prova para a elaboração do levantamento foi aplicada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora entre os dias 19 e 23 de novembro do ano passado. As conclusões reúnem dados sobre aprendizagem nas áreas de Português e Matemática, com avaliação, inclusive, da leitura e da escrita.

Os resultados foram apresentados aos representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação. Conforme o secretário Karam, as avaliações devem pautar as políticas públicas na área:

“A partir desses resultados, é possível construir e pensar em ações efetivas que melhorem a qualidade da educação. Nossa proposta é rever todo o sistema de educação do Rio Grande do Sul, essa medida é urgente. Nos últimos 20 anos, o sistema se desqualificou, os números são claros e mostram a importância da construção de um novo modelo”.

Português

Na proficiência em Língua Portuguesa, os resultados do 3º ano do Ensino Fundamental apontam que 40,9% dos 38.917 mil estudantes avaliados não apresentam índices satisfatórios de leitura. Na escrita, 50,6% estão em nível adequado, enquanto 17,3% estão abaixo do básico.

No 6º ano do Ensino Fundamental, a melhora foi positiva, e o nível subiu de adequado, em 2016, para o avançado, em 2018. Para alcançar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) seis no 9º ano do Ensino Fundamental, contudo, é necessário melhorar a proficiência e a aprovação.

No 1º ano do Ensino Médio não houve evolução na Língua Portuguesa – a Rede Estadual agregou 18,5 pontos de proficiência, mas permaneceu no padrão básico de desempenho.

Matemática

Em Matemática foram avaliados 39.573 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Desses, 41,9% apresentam níveis básicos de desempenho, 30,3% adequados, enquanto 22,4% se encontram abaixo do básico exigido.

No 6º ano do Ensino Fundamental, 52.345 jovens participaram. Desses, 41,5% apresentam níveis básicos de desempenho, 26,3% adequados, e 24,9% abaixo do básico – mesmo somando sete pontos de proficiência entre 2016 e 2018, a Rede permaneceu com o mesmo padrão de conhecimento e desempenho do que em 2016.

Mais de 80 mil estudantes do 1º ano do Ensino Médio foram avaliados em Matemática, e 51,4% alcançaram conhecimento básico, enquanto que 35,2% estão abaixo do exigido. O percentual de adequado ou avançado em Matemática passou de 7,7% (2016) para 13,4% (2018).

Marcello Campos

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