Terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de abril de 2016
Para aumentar as chances de imunização eficiente contra a gripe, é melhor acordar cedo. Uma pesquisa da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostrou que as vacinas contra esse tipo de vírus geram resultado mais satisfatório quando administradas pela manhã, em comparação com o período da tarde.
O estudo, publicado na segunda-feira, na revista Vaccine, analisou 24 programas de vacinação que fazem parte do calendário anual de imunização contra a gripe no Reino Unido.
Atualmente, o Brasil passa por uma campanha de vacinação contra o vírus H1N1 – também chamado de Influeza A, um vírus da gripe relativamente novo. Por enquanto, a prioridade é de grávidas, crianças e pessoas com doença renal crônica.
Na pesquisa britânica, realizada entre os anos de 2011 e 2013, 276 adultos com idade acima dos 65 anos receberam vacina contra três cepas do vírus da gripe, alguns pela manhã (entre 9h e 11h), e outros à tarde (entre 15h e 17h). Na vacinação contra duas dessas cepas, as pessoas que foram imunizadas de manhã tiveram um aumento significativamente maior na concentração de anticorpos um mês depois, em comparação com aquelas que receberam a vacina à tarde. Na terceira cepa, não houve diferença significativa entre os dois turnos. (AG)