Sexta-feira, 15 de novembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece ​​Aspiração coletiva dos municípios gaúchos para o desenvolvimento do RS é tema de livro

Compartilhe esta notícia:

Um livro com a sistematização das propostas construídas pelos municípios gaúchos durante o Projeto RS 2030 será lançado no 37º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, promovido pela Famurs, nos dias 5 e 6 de julho, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

O projeto RS 2030 teve como propósito estruturar uma agenda para o desenvolvimento do Estado nos próximos 13 anos.  A publicação apresenta o resultado das contribuições de 1.535 prefeitos, secretários, vereadores e lideranças comunitárias de 278 cidades, representando 56% dos municípios gaúchos. O ciclo de debates iniciou em setembro de 2015, em Bagé, e finalizou em junho de 2017, em Piratini.

O presidente da Famurs, Luciano Pinto, que finaliza sua gestão dia 6 de julho, destaca que foi graças à intensa participação das comunidades, que o amplo panorama das demandas foi consolidado. “Segurança pública, saúde e infraestrutura foram os temas mais destacados pelos prefeitos, que ainda relataram as dificuldades enfrentadas na relação com o Estado e a União”.

O lançamento ocorrerá no dia 6 de julho, a partir das 9h, quando o coordenador-geral do RS 2030, Jairo Jorge, ex prefeito de Canoas, apresentará um balanço das colaborações sintetizadas no projeto. Ele acredita que a implantação das propostas elevará o Estado a um novo patamar de desenvolvimento. Ele lembra que não foi produzido um estudo acadêmico, mas, sim, propostas sólidas. “Ouvimos especialistas, pesquisadores, gestores que traçaram alternativas para superarmos os problemas estruturais vividos pelo Rio Grande. Ao intensificarmos o diálogo entre as diferentes realidades e contrastes do Estado, construímos um mosaico de ideias que representam a aspiração coletiva da sociedade gaúcha”. O economista Gustavo Grisa, da Agência Futuro, foi responsável pela coordenação-técnica do projeto RS 2030.

Com o tema “Mais Brasil, menos Brasília”, o 37º Congresso de Municípios do RS abordará a defesa por mais autonomia das cidades e de uma maior transferência de recursos da União para as prefeituras, com o intuito de tornar a gestão pública mais eficaz. O encontro também marca a posse do prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, como presidente da Famurs.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Lançamento do 8º Festival Internacional Sesc de Música ocorre nesta sexta-feira (07/07)
Nomes de destaque do cenário local debatem o tema “água” em mais uma edição do Projeto RS Sustentável
https://www.osul.com.br/%e2%80%8b%e2%80%8baspiracao-coletiva-dos-municipios-gauchos-para-o-desenvolvimento-rs-e-tema-de-livro/ ​​Aspiração coletiva dos municípios gaúchos para o desenvolvimento do RS é tema de livro 2017-07-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar