A Braskem desenvolveu em seu Centro de Tecnologia e Inovação, em Triunfo (RS), mais uma solução pioneira para a indústria brasileira: O compósito de PVC com pó de MDF, que é um produto com características únicas no mercado nacional e oferece diversas vantagens para clientes e consumidores. Com alta durabilidade, maior leveza e 100% reciclável, a madeira plástica tem se mostrado uma boa solução para o segmento de perfis.
A parceira da Braskem no desenvolvimento da nova tecnologia foi a Perfiltec, empresa de Caxias do Sul, especializada na produção de perfis extrudados para construção civil, indústria moveleira, automotiva, entre outros setores. O interesse em novas oportunidades no mercado uniu as duas empresas e inspirou o lançamento da linha Infinity, uma série de produtos da Perfiltec com base no compósito de PVC e MDF. A nova linha inclui móveis para áreas externas, aplicações na construção civil e no mercado agrícola.
Embora a aparência seja semelhante à madeira natural, a nova solução com PVC apresenta muitas diferenças e vantagens importantes, como: maior durabilidade e resistência mecânica, menor peso, baixa absorção de água, imunização contra pragas e material anti-chamas.
A sustentabilidade é outra forte característica do compósito. Durante a produção da madeira plástica, a Perfiltec reutiliza o pó de MDF da indústria moveleira, tradicional na região de Caxias do Sul, que até então era desperdiçado no meio ambiente ou incinerado, com custos elevados. A empresa também oferece aos consumidores um sistema de logística reversa, no qual é capaz de recolher os produtos da linha Infinity para reciclagem.
Atualmente, o compósito é oferecido exclusivamente pela Perfiltec como matéria-prima de produtos com preço 35% abaixo da média do mercado. Com perspectivas positivas, a empresa e a Braskem já estão desenvolvendo novas aplicações do compósito para carrocerias e pisos de ônibus e caminhões.