O Papo de Cinema, site que está há mais de seis anos em atividade, está à frente da maior premiação da crítica brasileira, o Prêmio Guarani. Atual casa da iniciativa, que é organizada desde sua primeira edição pelo crítico de cinema Robledo Milani, o portal reuniu neste ano cerca de 30 críticos ligados as principais associações nacionais em sua primeira fase, durante a qual foram definidos os finalistas em cada uma das suas 22 categorias. E neste primeiro momento, para indicação dos melhores de 2017, o recordista foi o filme Bingo: O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende, com 15 indicações. Na segunda fase, que irá revelar os vencedores do 23º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, serão convidados a votar mais de 100 críticos de diversas regiões do Brasil. O anúncio dos ganhadores será no dia 04 de maio.
A atual edição do Prêmio Guarani bateu novo recorde. Neste ano, 30 longas-metragens receberam ao menos uma indicação da crítica especializada. Assim, a marca superou a edição de 2016, quando foram indicadas 29 produções. Além dos filmes selecionados, a premiação terá mais cinco concorrentes na categoria Melhor Filme Estrangeiro (representantes da Alemanha, Chile, Coréia do Sul, Irã e Portugal).
E neste ano o Guarani conta com duas boas novidades. A premiação abriu novas categorias até então inéditas: Melhor Curta-metragem e Melhor Animação. Ao todo, na atual edição, 40 filmes estão entre os melhores. Ao lado de Bingo: O Rei das Manhãs, que foi o representante oficial do Brasil no Oscar 2018, estão Como Nossos Pais, grande vencedor do Festival de Gramado 2017, com nove indicações, e As Duas Irenes e Corpo Elétrico, ambos finalistas em sete categorias. O quinto longa a ser indicado a Melhor Filme do Ano foi o documentário No Intenso Agora, selecionado para o Festival de Berlim e concorrente em cinco categorias. Mais detalhes e curiosidades dos filmes e artistas, lista completa dos participantes, categorias e seus indicados está disponível em https://bit.ly/2qB8txT.
Todos os indicados do 23o Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro foram escolhidos a partir dos votos dos quase 30 membros da Academia Guarani de Cinema Brasileiro, profissionais da crítica nacional de todo o país, a maioria ligados às principais associações da classe: ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), ACECCINE (Associação Cearense de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro).