Ícone do site Jornal O Sul

Ensaio

Aécio foi gravado pedindo R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista. (Foto: Valter Campanato/ABr)

Fera ferida no tucanato, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) estuda se filiar ao DEM. Apesar do grande desgaste de imagem e de ser alvo da Operação Lava-Jato, o partido estaria disposto a encarar o desafio de lançá-lo candidato ao Palácio do Planalto. Um ensaio será feito nas próximas semanas. Uma turma de aliados de Aécio no PSDB – com e sem mandato político – vai se filiar ao DEM na “janela” para troca de partidos. Dentre eles, um bem votado deputado federal de Minas Gerais. Será o chamariz para o senador se decidir.

Sai ou não?

Os arranjos políticos no Brasil pararam por estas semanas até o mês que vem. Obviamente, não só pelo recesso de fim de ano. Tudo volta após dia 24 de Janeiro, o “Dia D” de Lula.

Jogo mineiro

Ex-prefeito de Belo Horizonte (MG), Márcio Lacerda (PSB) está se distanciando de seu ex-companheiro de militância política. Deve enfrentar o governador Fernando Pimentel em 2018.

Coldre na urna

Os “gêmeos da Federal” no Rio de Janeiro, os agentes da PF Marco Antônio Ricciardi e Plínio Ricciardi vão disputar eleição para deputado estadual e federal, respectivamente.

Diálogos de Barbosa

O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa pode sair candidato à Presidência da República ou ao Senado pelo Rio de Janeiro. Ele já se reuniu com a cúpula e com parte da bancada do PSB por duas vezes. O último encontro ocorreu em seu escritório em São Paulo, de onde os socialistas saíram animados com a simpatia de Barbosa. Haverá uma nova reunião em Janeiro.

Olho no malhete

Um detalhe sobre Barbosa: ele se tornou advogado de norte-americanos sócios minoritários da Petrobras e que processam a estatal pelas perdas na Bolsa de Nova York com o escândalo da Operação Lava-Jato. A ação coletiva de indenização é bilionária. Em dólares.

Sobe e desce

Continua o inferno astral da ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, que deixou o PSDB para se manter no cargo. Não vai bem a sua relação com o presidente do movimento Tucanafro, Juvenal Araújo.

Causa própria

Enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reduziu impostos para aumentar consumo e gerar empregos, o governo brasileiro fala em aumentar tributos. Aqui por perto, há quem se proteja. O presidente paraguaio Horácio Cartes, maior fabricante de cigarros do Cone Sul, reduziu a taxação do produto para 16%. Aqui, os cigarros pagam até 80% de tributos.

Off-line

O diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, cancelou duas portarias – de julho e agosto – que traziam um cronograma de operações de identidade eletrônica de veículos. A operação é milionária. Seriam instalados aparelhos nos veículos pesados, com informações dos mesmos, para leituras de radares.

Fala, Temer!

O presidente Michel Temer virou alvo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), sede da Embraer, diante da suspeita de que o governo federal venderá a sua fatia na fabricante de aviões para a norte-americana Boeing. A entidade cobra uma posição mais clara de Temer.

Conta aí…

Na coletiva que concedeu há dias no Palácio do Planalto, Temer se esquivou da maioria das perguntas e empurrou a responsabilidade para o ministro Raul Jungmann (Defesa).

Sair da versão mobile