Ícone do site Jornal O Sul

104 alunos tiram nota mil na redação do Enem e 53 mil, nota zero

Mercadante divulgou dados do Enem. (Foto: Dida Sampaio/Folhapress)

O ministro da Educação, Aloizio Mercandante, disse na tarde desta segunda-feira (11) que 104 candidatos conseguiram obter nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015.

Ainda de acordo com o Ministério da Educação (MEC), 53 mil pessoas tiraram nota zero na redação. Além desses dois extremos, o grupo mais numeroso é o de candidatos que ficou com notas entre entre 500 e 600 pontos. Mais de 1,9 milhão de participantes se enquadram nesta faixa de pontos.

Ao todo, 5.810.948 candidatos fizeram ao menos uma prova no Enem 2015.

Redação: violência contra a mulher

Em 2015, o tema da redação foi a persistência da violência contra as mulheres. O ministro Aloizio Mercadante disse que, em 55 redações, os avaliadores perceberam que alunas descreveram cenas de assédio que elas viveram ou testemunharam.

Na avaliação do MEC, aparentemente os 55 casos pareciam tratar de depoimentos pessoais. Por isso, segundo Mercadante, o MEC consultou o Ministério Público e a Secretaria da Mulher para avaliar como apoiar essas candidatas.

O ministro disse que o MEC, respeitando o sigilo da prova e da privacidade das candidatos, vai publicar em seus canais de comunicação dicas para que essas mulheres denunciem os casos.

Mercadante lembrou ainda que houve uma tentativa de “crítica ideológica” ao tema da redação, mas que a violência trata de “um fato”. “O país ainda tem muita violência contra a mulher”, disse. “Eu acho que esse debate é muito bom.”

Matemática: notas 1008,3

Mercadante disse que 13 estudantes conseguiram acertar todas as 45 questões de matemática. Eles conseguiram a nota máxima de 1.008,3 pontos, considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como o recorde na história do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (AG)

Sair da versão mobile