Quinta-feira, 19 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 17 de fevereiro de 2023
A camisinha é a principal forma de prevenir doenças sexualmente transmissíveis
Foto: ReproduçãoO Ministério da Saúde iniciou nesta sexta-feira (17) uma campanha nos meios de comunicação sobre a importância da prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) durante o Carnaval, alertando também para a grande quantidade de pessoas que não sabem que são portadoras dessas doenças.
“Temos 108 mil pessoas no Brasil que têm HIV positivo e não sabem. Isso é muito grave”, disse a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel. “Essas pessoas são jovens, elas estão no Carnaval. O primeiro passo para a prevenção é termos o diagnóstico. Precisamos que nossos jovens saibam da preocupação e dificuldade do tratamento”, afirmou.
Essa é a primeira campanha publicitária realizada pelo Ministério da Saúde na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O foco tem como mote “conhecer, prevenir e tratar”.
A secretária reforçou a importância de toda relação sexual ser feita de maneira protegida. “Precisamos que nossos jovens compreendam que é preciso se divertir e é preciso se proteger. É preciso usar preservativo”, disse Ethel.
O chefe do Departamento de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira, afirmou que o SUS (Sistema Único de Saúde) tem “farta e suficiente” distribuição de preservativos em todo o País.