O médico da atriz Eva Wilma, que teve alta médica no domingo (31) depois de ter ficado 21 dias internada com pneumonia, falou nesta terça-feira (2) sobre a recuperação da atriz. O clínico geral Roberto Zeballos destacou a vontade de viver como um importante elemento para a evolução do quadro médico.
“Eu quero dizer que o que mantém as pessoas vivas é a vontade de viver. E ela, apesar dos seus 87 anos, ela é uma pessoa que tem muita alegria de viver. Isso ajuda muito o nosso tratamento. Então a recuperação dela, graças a toda uma equipe, a recuperação dela foi brilhante”, disse Zeballos.
A atriz ficou aos cuidados do médico e também de Antônio Antonietto, diretor-técnico do Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, na Zona Sul de São Paulo, por 22 dias. Durante a internação, ela foi submetida a um teste de coronavírus, que deu negativo.
Eva Wilma deu entrada no Vila Nova Star em 10 de janeiro e chegou a ficar nove dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com dificuldade respiratória. Ela precisou de suplementação de oxigênio após apresentar um quadro de pneumonia leve.
De acordo com Zeballos, a pneumonia sobrecarregou o coração da atriz, que já fazia tratamento para problemas cardíacos.
“Ela teve uma pneumonia, sobrecarregou o coração, que já estamos tratando há alguns anos, e por conta disso ela ficou internada. A gente tratou a pneumonia, ajustamos as medicações do coração e ela está em uma boa fase de melhora. Deve melhorar cada vez mais”, explicou.
Em 2016, Eva Wilma chegou a ficar hospitalizada na UTI do Hospital Albert Einstein com o diagnóstico leve de embolia pulmonar. Ela se recuperou após três semanas em tratamento.
Com 66 anos de carreira, a atriz foi a grande homenageada do Prêmio Cesgranrio de Teatro, entregue em janeiro de 2020 no Copacabana Palace, no Rio. No discurso de agradecimento, ela falou sobre a importância do trabalho dos atores.
“Amo o ator por se emprestar inteiro para expor os aleijões da alma humana com a única finalidade de que o público se compreenda, se fortaleça e caminhe no rumo de um mundo melhor a ser construído pela harmonia e pelo amor”, afirmou Eva.