Ícone do site Jornal O Sul

Prefeitura busca alternativas para a restauração do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

Criado em 1979, o museu tem como missão promover a interação da sociedade com o patrimônio cultural da cidade. (Foto: Eduardo Beleske/PMPA)

A prefeitura de Porto Alegre está preparando a cidade para a comemoração dos 250 anos da Capital, em 2022. Dentro desse projeto, está prevista a revitalização do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, localizado na rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa.

A Secretaria Municipal de Parcerias está buscando interessados em fazer a pintura do prédio e, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, procurando alternativas a curto e a longo prazo para uma melhor utilização do espaço.

“Queremos arrumar o prédio para deixá-lo mais bonito. A longo prazo, vamos estudar a possibilidade de uma concessão do museu, já que, além da própria exploração comercial relativa a exposições, há um vasto espaço que pode ser aproveitado para eventos, instalação de um café, entre outros atrativos”, disse a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.

Além da pintura, o prédio precisa do serviço de capina, poda e manejo da exuberante vegetação, incluindo os cuidados com a magnólia tombada, assim como a limpeza de calhas, canaletas do sistema de drenagem e revisão de telhas a cada seis meses.

Também é necessário trocar as placas informativas e fazer a limpeza das bases do prédio na parte externa. O portão de ferro que dá acesso ao pátio e o banheiro do pavimento térreo precisam de consertos.

Sair da versão mobile