Ícone do site Jornal O Sul

12 de setembro, Dia do Urologista: tecnologia e humanização garantem mais qualidade de vida ao paciente

"Celebro não apenas os avanços tecnológicos, mas também a dedicação e o compromisso de todos os colegas", diz o urologista Sérgio Augusto Skrobot. (Foto: Divulgação)

Em 12 de setembro, celebramos o Dia do Urologista, uma data para reconhecer os profissionais que se dedicam à saúde do sistema urinário e reprodutor. O urologista Sérgio Augusto Skrobot compartilha algumas reflexões sobre os avanços tecnológicos que têm transformado a prática da urologia e melhorado a qualidade de vida dos pacientes.

“A tecnologia tem desempenhado um papel crucial na evolução dos tratamentos urológicos. Um exemplo é a cirurgia robótica, que representa uma evolução natural da cirurgia videolaparoscópica. Embora ambos os procedimentos sejam minimamente invasivos, a cirurgia robótica oferece vantagens significativas”, contextualiza o profissional.

Segundo ele, o cirurgião manipula um console, e os movimentos são replicados com precisão pelos braços do robô no corpo do paciente. Isso permite manobras mais precisas, com ângulos maiores e sem a oscilação natural das mãos humanas. Além disso, a câmera utilizada oferece visão 3D e altíssima resolução, possibilitando a realização de cirurgias complexas com maior precisão e menos riscos no pós-operatório, como sangramento e dor.

Na medicina, o termo “padrão ouro” refere-se ao tratamento mais adequado e eficaz para uma determinada condição. “Para o câncer de próstata em estágio inicial, a cirurgia robótica é atualmente considerada o padrão ouro. A precisão dos movimentos do sistema robótico permite a remoção segura do tumor, minimizando os danos aos tecidos circundantes”, diz Skrobot. Como resultado, as chances de disfunção erétil e incontinência urinária no pós-operatório são significativamente reduzidas.

O profissional esclarece que o robô cirurgião é uma peça-chave nas cirurgias de alta complexidade. Na urologia, os casos mais desafiadores geralmente envolvem cânceres de próstata, rim ou bexiga. A precisão garantida pela cirurgia robótica não só facilita a remoção eficiente do tumor, mas também proporciona um pós-operatório mais rápido e menos doloroso para o paciente.

“Pessoalmente, sinto profunda gratidão pela profissão que escolhi, seguindo os passos do meu pai, Sérgio Rogério Skrobot. Na urologia, consigo unir a experiência acumulada com as novas técnicas, sempre com o objetivo de oferecer o melhor cuidado aos pacientes. Que a tecnologia de ponta esteja sempre acompanhada da escuta e do acolhimento ao paciente. Esse é o desafio diário que me motiva em cada jornada no consultório e no centro cirúrgico”, reflete.

“Neste Dia do Urologista, celebro não apenas os avanços tecnológicos, mas também a dedicação e o compromisso de todos os colegas que, assim como eu, se esforçam para proporcionar uma vida melhor e mais saudável aos nossos pacientes”, ressalta o urologista

Sair da versão mobile