Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 30 de novembro de 2021
A CBB (Confederação Brasileira de Basketball) anunciou nesta terça-feira (30) a lista de 13 equipes que poderão disputar o Brasileirão masculino 2022. A competição, que equivale à segunda divisão do basquete nacional, dá vaga no Novo Basquete Brasil (NBB), a elite da modalidade no Brasil.
Os times aptos a competir são: Liga Super Basketball/Sodie, AZ Basquete Araraquara, Liga Sorocabana, Fupes Santos, São José Desportivo, Basket Osasco, Praia Clube, ADRM Maringá, Coritiba Monster/Sociedade Thalia, LBPG Ponta Grossa, AD Brusque, APAB Blumenau e AEGB/Vila Nova.
O estado com mais representantes é São Paulo, com cinco equipes. Depois vem o Paraná, com dois times. Santa Catarina terá dois representantes enquanto Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás terão uma equipe cada com chances de entrar no torneio.
De acordo com a CBB, todos os times “passaram por checagem de documentação e foram aprovadas pelo departamento técnico da entidade”. Agora, vão ter prazo até o dia 10 de dezembro para confirmarem a participação com o pagamento da taxa de inscrição.
Somente a confirmação dos times a CBB vai definir o formato a disputa. Mas já está certo que o campeão será definido no sistema Final Four. O campeão de 2022 poderá tentar vagar no NBB, pulando a aprovação do conselho fiscal da Liga Nacional de Basquete (LNB), indo direto para a comprovação documental.
Confira abaixo a lista das equipes:
– AEGB/Vila Nova (GO);
– Praia Clube (MG);
– ADRM Maringá (PR);
– Coritiba Monster/Sociedade Thalia (PR);
– LBPG Ponta Grossa (PR);
– Liga Super Basketball/Sodie (RJ);
– AD Brusque (SC);
– APAB Blumenau (SC);
– AZ Basquete Araraquara (SP);
– Liga Sorocabana (SP);
– Fupes Santos (SP);
– São José Desportivo (SP);
– Basket Osasco (SP).
Seleção Brasileira
A Seleção Brasileira masculina de basquete fechou a primeira janela das Eliminatórias da Copa do Mundo 2023 com 100% de aproveitamento. No último sábado, o Brasil bateu o Chile por 81 a 55, em Buenos Aires, na Arena Obras Sanitarias, e começou com tudo o torneio que dá sete vagas no Mundial que será disputado no Japão, Filipinas e Indonésia. Assim como no primeiro jogo, na sexta-feira, a Seleção Brasileira dominou do fim do segundo quarto em diante, impôs seu poderio ofensivo e físico e fechou bem a partida na Argentina. Com os resultados, o Brasil lidera o Grupo B ao lado do Uruguai, ambos com duas vitórias.
Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai, e volta a jogar em 2022 no mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, ainda sem local definido, diante de Uruguai e Colômbia. A terceira janela será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase das Eliminatórias. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e da CBB.