Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro do Supremo Ricardo Lewandowski deve antecipar a sua aposentadoria

Compartilhe esta notícia:

Em maio, o ministro completará 75 anos

Foto: Nelson Jr./STF
Em maio, o ministro completará 75 anos. (Foto: Nelson Jr./STF)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski deve antecipar a sua aposentadoria do cargo, abrindo espaço para que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncie o seu substituto.

Em maio, o magistrado completará 75 anos, idade prevista para a aposentadoria compulsória. Ele, no entanto, sinalizou que pode deixar a Corte até abril.

No governo de transição, são considerados favoritos para substituir Lewandowski o advogado Cristiano Zanin, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o ex-deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) e o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luiz Felipe Salomão.

Com a saída de Lewandowski, o ministro Nunes Marques, indicado para a Suprema Corte pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), deve assumir também uma cadeira no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Atualmente, compõem a Corte Eleitoral nas vagas destinadas ao STF os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski  e Cármen Lúcia em cargos efetivos. Nunes Marques e André Mendonça ocupam vagas de substitutos.

Mais uma vaga no Supremo será aberta em outubro, com a aposentadoria compulsória de Rosa Weber, atual presidente da Corte.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Messi diz que Maradona está “observando do céu” e “empurrando” a seleção argentina
UFRGS lidera maior expedição brasileira ao interior da Antártica
https://www.osul.com.br/1430152-2/ Ministro do Supremo Ricardo Lewandowski deve antecipar a sua aposentadoria 2022-12-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar