Quase dois anos após o frenesi da inteligência artificial (IA) generativa começar, a Apple finalmente vai apostar tudo na tecnologia. E pretende tirar o atraso com estilo. Esta, aliás, tem sido a tônica da empresa nos últimos anos. Não foi a primeira a lançar um relógio inteligente, nem os óculos de realidade virtual, nem mesmo os smartphones – quem ainda se lembra do BlackBerry?
Mas, quando a empresa abraça uma nova tecnologia, faz isso com estilo – que o diga o iPhone, o Apple Watch ou o Vision Pro.
E, na próxima segunda-feira, quando apresentará suas novidades na tão aguardada conferência anual para desenvolvedores, a IA será a estrela do evento. A empresa vai mostrar seus planos para integrar profundamente a inteligência artificial em seus apps e features.
O novo Apple Intelligence, a tecnologia de IA da marca, estará presente nas novas versões dos sistemas operacionais de iPhone, iPad e Mac, segundo fontes familiarizadas com o tema revelaram à agência de notícias Bloomberg. Os dispositivos vão ganhar ainda um chatbot semelhante ao ChatGPT em parceria com a OpenAI.
Com o Apple Intelligence, será possível criar memes por IA, fazer planilhas e resumos. O foco será mais transversal, com a tecnologia embutida nos devices, aplicativos e funcionalidades da Apple, e menos em serviços específicos, como um novo programa de geração de imagens por IA, por exemplo.
E exigirá que o cliente tenha versões mais recentes de iPhones e iPads – o que a Apple espera que dê um empurrão nas vendas.
Veja abaixo, as principais novidades em IA da Apple e o que será anunciado também de novas funções no iPhone e Apple Watch:
Memes por IA
Um recurso que provavelmente chamará muita atenção entre a Geração Z — e talvez o resto da população — será o emoji criado por IA. Será possível usar a inteligência artificial para criar personagens personalizados em tempo real, que representam frases ou palavras à medida que são digitadas. Isso significa que haverá muito mais opções do que as da biblioteca padrão de emojis que há muito tempo está incorporada no iPhone.
Edição de fotos
A IA também está chegando ao aplicativo Photos, que incorporará novas capacidades na edição de fotos. Isso tornará mais fácil aprimorar uma imagem ou remover uma pessoa ou objeto do quadro.
Siri e comando de voz
Pela primeira vez, os usuários da Siri poderão ter controle preciso sobre recursos e ações individuais dentro dos aplicativos. Por exemplo, as pessoas poderão dizer à Siri para deletar um e-mail, editar uma foto ou resumir um artigo de notícias. Com o tempo, a Apple expandirá isso para aplicativos de terceiros e permitirá que os usuários encadeiem múltiplos comandos em um único pedido. No entanto, esses recursos provavelmente só chegarão no ano que vem.
Ícones na tela inicial
Uma novidade a ser anunciada que não tem relação direta com o IA é a maior autonomia para os usuários definirem a aparência de seus dispositivos. No próximo sistema operacional do iPhone — iOS 18, codinome Crystal — os ícones dos aplicativos não precisarão mais permanecer em uma grade organizada. Em vez disso, os usuários poderão colocar os ícones onde quiserem na tela inicial.
Central de Controle
A Central de Controle, outra parte central do sistema operacional do iPhone, receberá uma interface atualizada que permitirá que os botões de atalho sejam rearranjados e colocados em várias páginas. A Central ganhará também um novo widget de música e uma interface atualizada para controlar dispositivos domésticos inteligentes.
Visual retrô
Os dispositivos da Apple estão recebendo novos pacotes de papel de parede, incluindo versões para Mac que fazem referência a ícones e slogans antigos. Os papéis de parede do iPhone terão opções que se assemelham às das primeiras versões do telefone.
Resumos, notificações e sugestão de respostas
Um componente importante da iniciativa de IA da Apple é a sumarização. A Apple está planejando recursos que podem resumir rapidamente artigos e páginas da web no navegador Safari. Eles também poderão resumir notas de reuniões, mensagens de texto e e-mails.
Senhas
A Apple vai lançar um aplicativo de senhas para o iOS 18, iPadOS 18 e macOS 15 que oferecerá uma alternativa aos serviços 1Password e LastPass. Este será essencialmente uma versão de aplicativo do recurso iCloud Keychain da empresa, que atualmente está oculto no aplicativo Settings
Modelos compatíveis
Para rodar o processamento de IA, será preciso que os dispositivos sejam mais novos. Ou seja, iPone 15 Pro ou um dos modelos que serão lançados pela Apple este ano. Para Macs e iPads, será preciso modelos com, no mínimo, um chip M1.