Ícone do site Jornal O Sul

Claudia Leitte é recebida com vaias em trio de Carlinhos Brown em Salvador

Claudia Leitte foi recebida com vaias durante abertura do Carnaval em Salvador. (Foto: Reprodução/Instagram/X)

Após se envolver em polêmicas e ser acusada de intolerância religiosa, Claudia Leitte foi surpreendida negativamente por uma multidão, nessa quinta-feira (27), durante sua participação especial no trio de Carlinhos Brown, em Salvador, na Bahia. O momento marca a abertura do Carnaval baiano e repercutiu nas redes sociais.

A vaias viralizaram por causa da publicação no X (antigo Twitter) de Felipe Caetano, um rapaz que estava em meio à multidão quando a cantora foi anunciada por Carlinhos Brown. Mesmo com a comoção, Carlinhos e a convidada deram continuidade à performance.

Em um vídeo gravado por outro ângulo, um fã-clube popular da cantora, o “Clientela da Claudia Leitte”, mostrou que ela também foi bastante aplaudida por admiradores que estavam no trio, em grande volume.

Entenda a polêmica de Claudia Leitte

A polêmica começou quando amantes do axé notaram uma alteração na música Caranguejo, uma das composições mais marcantes da carreira de Claudia Leitte. Inicialmente, o verso que gerou alvoroço dizia: “Saudando a rainha Iemanjá”. Posteriormente, ela o alterou para: “Eu canto meu Rei Yeshua”, referindo-se a figura central do Cristianismo, Jesus Cristo.

Na web, internautas especularam que a mudança foi feita por causa da conversão de Claudia à religião evangélica, apontando que a ação seria intolerância religiosa e racismo, pois o axé é um ritmo afro-brasileiro, com influência de religiões de matrizes africanas nas letras e nos ritmos.

No início de fevereiro, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu uma petição, onde o Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro) solicitava que a cantora não fosse contratada pelo estado. O material estaria em processo de análise pela Promotoria de Justiça, como apurou a equipe de reportagem do G1.

Carlinhos Brown saiu em defesa de Claudia Leitte

Além de ter convidado a artista para o trio, Carlinhos Brown saiu em defesa dela durante as acusações. Em entrevista, em dezembro, o cantor disse que a música tinha caráter laico e negou que a amiga seria racista.

“Todas as pessoas têm direito a ter suas manifestações […]. [Sobre a alteração na letra] É uma coisa que eu não queria estar falando porque é polêmica, e eu tenho uma espiritualidade muito acentuada. Mas eu posso garantir que Claudia não é uma pessoa racista”, declarou.

Sair da versão mobile