Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Andrei Severo * | 17 de março de 2021
Ricardinho fez ontem seu primeiro jogo como titular no profissional
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPAPor Andrei Severo * | 17 de março de 2021
O Grêmio ontem (16), garantiu sua classificação para a fase 3 da Copa Libertadores da América, após vencer mais uma vez o Ayacucho, desta vez no Equador. Com quase todo o time formado por jovens, o tricolor mostrou ter boas valências em sua base, que podem ajudar o time ao decorrer da temporada.
Ricardo Viana Filho, ou apenas Ricardinho, foi uma das gratas surpresas contra os peruanos. Com 19 anos, o garoto marcou seu primeiro gol como profissional em plena Libertadores da América. Centroavante nato, o atacate de 1,81 de altura decretou a vitória tricolor e também colocou ânimo na torcida, que vê com boas possibilidades uma nova opção ao ataque gremista.
Tendo São Paulo como sua cidade natal, o atacante começou sua carreira no futebol, nas categorias de base do Guarulhos-SP, passando também pelo Flamengo-SP. Entretanto, foi no São Paulo que o jogador chamou a atenção do Grêmio, que chegou em desembarcou na capital gaúcha em agosto de 2020. Até agora, foram 12 jogos na base tricolor, onde marcou 9 gols.
Mesmo com posição e altura de jogador de área, Ricardinho chama atenção por ser um atacante de velocidade e mais móvel. Ainda, sua intensidade, bom cabeceio e arremate também fazem parte das características no repertório do jovem. Foi com bom posicionamento e um toque sutil quase dentro da pequena área que o atacante marcou seu primeiro gol como profssional.
Diante do Ayacucho, o atleta jogou pela primeira vez como titular no time profissonal, antes, já havia recebido outras duas chances diante do Brasil-Pel e também contra o Esportivo, ambos neste Gauchão 2021. Caso continue aproveitando as oportunidades recebidas, o jovem pode ser uma opção ao técnico Renato Portaluppi para as vagas de Diego Souza e Diego Churín.
Com o gol marcado, o atacante entrou para uma seleta lista dos jogadores mais jovens a marcar pela camisa tricolor em Copa Libertadores, que conta com Ronaldinho Gaúcho, Lincoln, Guilherme Azevedo e Éverton Cebolinha. Ricardinho tem contrato com o tricolor até dezembro de 2024.
* Por supervisão de: Marjana Vargas