Quarta-feira, 02 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 31 de março de 2025
O sal é um condimento que não pode faltar na cozinha de muitas pessoas. Além de ser um mineral necessário para o funcionamento do corpo. No entanto, o consumo excessivo pode ser contraproducente. De acordo com a Healthline, o alto consumo de sódio é um problema de saúde global, pois contribui para o desenvolvimento de hipertensão ou pressão alta.
Essa condição, por sua vez, aumenta o risco de insuficiência cardíaca, condição na qual o coração não consegue bombear sangue de forma eficiente por todo o corpo. Um estudo publicado na revista científica Lancet descobriu que o risco de doenças cardíacas e morte era maior em pessoas com alta ingestão de sódio, em comparação com aquelas com ingestão moderada de sódio.
Ou seja, moderar o consumo de sal é necessário, porém, isso pode ser difícil, visto que ele é comumente usado na cozinha para preparar diversos alimentos. Pensar e optar por substitutos, nesses caso, pode ter benefícios para a saúde:
Alho
Primeiro, você pode optar por usar alho. Para isso, basta cortá-lo e adicioná-lo às suas preparações para dar mais sabor. Uma pesquisa publicada na revista científica Experimental and Therapeutic Medicine descobriu que ele pode ser um remédio muito eficaz contra a hipertensão.
Suco de limão
O suco de limão é um substituto natural e pode ser usado tanto em pratos doces quanto salgados. Um estudo no Journal of Nutrition and Metabolism sugeriu que a ingestão diária pode ter um efeito positivo na saúde.
“O consumo diário de limão e a caminhada são eficazes para pressão alta porque ambos mostraram uma correlação negativa significativa com a pressão arterial sistólica”, declararam os autores.
Pimenta do reino
A pimenta do reino também pode ser usada para temperar e dar um toque picante aos pratos. Além disso, esta especiaria possui propriedades anti-inflamatórias e um composto ativo chamado piperina, que pode contribuir para o controle da pressão arterial.
Vinagre
Por fim, você pode substituir o sal por vinagre. Um estudo de 2022 publicado na Complementary Therapies in Medicine descobriu que esse ingrediente pode reduzir significativamente a pressão arterial.