Terça-feira, 07 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas 2024 promete ser um ano inesquecível para o futebol

Compartilhe esta notícia:

Solicitação é de que o calendário da maior competição nacional seja parcialmente invertido ao da Copa do Brasil. (Foto: EBC)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

As grandes atrações esportivas de 2024 terão início com a disputa da 48ª edição da Copa América nos Estados Unidos. A abertura da competição que contará com 16 seleções será dia 20 de junho, em Atlanta, com a final programada para ocorrer em Miami, em 14 de julho.

Somente 12 dias depois, será a vez das atenções mundiais se voltarem para a disputa dos Jogos Olímpicos da França, entre 26 de julho e 11 de agosto. As Olimpíadas de Paris reunirão 48 modalidades esportivas e uma novidade já na sua abertura: a tradicional volta olímpica durante o desfile das delegações será substituída pela chegada dos atletas através de barcos, pelo rio Sena.

No futebol, a Seleção Brasileira Masculina não tem vaga assegurada. O passaporte só será carimbado após a disputa do Pré-Olímpico Sul-Americano, a partir de 20 de janeiro, na Venezuela. Mesmo assim, aparece como favorita à medalha de ouro.

O zagueiro Ronald (Grêmio) e o meia Maurício (Inter) representam a dupla Grenal no time do técnico Ramon Menezes, com destaque para o jovem atacante Endrick, de apenas 17 anos. Mas enquanto a masculina ainda corre atrás da classificação, a Seleção Feminina já tem lugar garantido desde 2022, assim como a França, os Estados Unidos e a Colômbia e até a veterana jogadora Marta, 37 anos, eternizada pela Fifa com um prêmio que leva o nome dela, poderá aparecer na equipe liderada por Arthur Elias, em uma espécie de despedida da seleção.

Em Paris, os Estados Unidos são os favoritos a liderar o quadro de medalhas, repetindo o feito de seis das últimas sete Olimpíadas de Verão. Já na Copa América, os norte-americanos, anfitriões do evento, poderão afirmar que abrigam o jogador cuja seleção é apontada como principal candidata ao título: a Argentina. O craque Lionel Messi eleito nesta segunda-feira (15), como o melhor do mundo pela Fifa, pela oitava vez, está cotado para ser o artilheiro da competição.

E 2024 promete ser um ano inesquecível e fixar os Estados Unidos como um dos mais importantes players do futebol mundial, a dois anos do país sediar a Copa do Mundo junto com o Canadá e o México. Em solo norte-americano, a competição que reunirá 48 seleções em 2026, terá partidas nas cidades de Miami, Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia e Nova York e uma previsão de faturamento na ordem dos 11 bilhões de dólares, cerca de 55 bilhões de reais.

Um exemplo dessa liderança norte-americana vem do clube do craque argentino: o Inter de Messi e do ex-Grêmio Luis Suárez já comercializou todos os ingressos para os jogos que serão disputados em seu estádio na temporada 2024, e viu o número de seguidores no Instagram saltar de um para quase 16 milhões, ultrapassando tradicionais equipes do futebol brasileiro como Corinthians e São Paulo.

Oh, yes! Que o mundo se prepare para o que vem por aí.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Chapa do ministro folião Márcio Macêdo continua esquentando
Em debate, aliança MDB, PDT e PT para apoiar Sartori em Caxias do Sul
https://www.osul.com.br/2024-promete-ser-um-ano-inesquecivel-para-o-futebol/ 2024 promete ser um ano inesquecível para o futebol 2024-01-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar