Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de dezembro de 2024
No local, haverá shows e atividades para marcar a luta pelos direitos LGBTQIA+
Foto: Maria Ana Krack/PMPAA 27ª Parada Livre de Porto Alegre será realizada neste domingo (8), a partir das 12h, no Parque Farroupilha (Redenção), na capital. Este evento é uma celebração significativa da luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+, com uma programação repleta de shows e diversas atividades culturais, sociais e informativas. O objetivo é destacar a importância da visibilidade e da igualdade, além de promover um ambiente de acolhimento e respeito para todos.
A prefeitura de Porto Alegre, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Saúde, está apoiando a realização da Parada Livre, oferecendo serviços gratuitos e acessíveis. Entre as ações, destacam-se os atendimentos de orientação do Centro de Referência de Direitos Humanos da SMDS, que estará disponível para dar informações sobre os direitos da população LGBTQIAPN+.
Saúde
Além disso, a equipe da Coordenação de Atenção à Tuberculose, IST, HIV/Aids e Hepatites Virais (Caist) estará presente no evento, levando informações essenciais para o público sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Das 10h às 17h, será realizada a distribuição gratuita de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV. Orientações sobre a prevenção de doenças também serão fornecidas para todos os participantes.
Trânsito
Em relação ao trânsito, haverá alterações na região do evento. A partir das 5h da manhã deste domingo, será realizado o bloqueio total da avenida Setembrina até o término da Parada Livre. O desvio de tráfego será feito pela avenida Paulo Gama.
Durante a tarde, às 16h, ocorrerá o tradicional desfile da Parada, passando pelas ruas Setembrina, Osvaldo Aranha, José Bonifácio, João Pessoa e Luiz Englert, com retorno para a Setembrina. Durante o percurso, agentes da EPTC realizarão bloqueios momentâneos para garantir a segurança e o fluxo do público.