Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 17 de maio de 2019
Mais de 120 pessoas prestigiaram uma noite recheada de conhecimento, promovida pela Unidade de Negócios da Cotrijal de Santo Antônio do Planalto, na quinta-feira (16/5). O objetivo foi reunir produtores e associados da cooperativa para sanar as dúvidas sobre o planejamento da safra de soja, que começa a ser pensada agora.
A gerente da Unidade, Aline Luersen, destacou que os temas das cinco estações de conhecimento foram sugeridos pelos próprios produtores, que aprovaram a primeira edição do evento no ano passado e sugeriram a continuidade da atividade. “Programar a condução da lavoura de uma maneira estratégica é fundamental para o sucesso da propriedade e a garantia de renda. Estamos junto aos produtores para auxiliar na tomada de decisões e dar todo o suporte necessário”, ressaltou.
“Este formato dinâmico permite que todos aprendam de maneira fácil e simples. Isso agradou o público, notamos a satisfação de todos. Iniciativas como esta devem ser disseminadas”, elogiou o vice-presidente da Cotrijal, que acompanhou a programação.
Atividade para toda a família
Idealizador da ‘Noite de Conhecimento’, o engenheiro agrônomo Fernando Cirolini enfatizou que, diferente dos dias de campo, o horário noturno da atração permite a participação de toda a família. “Hoje a tomada de decisões sobre a condução da propriedade e da lavoura é feita de maneira conjunta entre os casais e filhos. Então é importante criar um espaço de informação em que todos tenham a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos”, apontou.
As estações de conhecimento
Entre os assuntos abordados estiveram: o uso de indutor de resistência na soja; qualidade de sementes, pela equipe da Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrijal; mofo branco e fungos de solo, pelo coordenador Técnico de Difusão da Cotrijal, Alexandre Doneda; mercado da soja, pela equipe da superintendência Comercial da cooperativa; e a utilização correta do fungicida Unizeb.
Trabalho aprovado
O produtor Arlan José Zanguebuche aprovou a escolha dos temas. Ele esteve acompanhado da esposa Analine e do irmão Geferson com a esposa Sandra. “Sou natural de outra região e percebo que a disseminação do conhecimento é um dos grandes diferenciais da Cotrijal. Estamos muito satisfeitos com o trabalho da cooperativa. Ela traz informação, de forma acessível, até os produtores”, concluiu.