Sábado, 16 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 27 de junho de 2015
O documentarista João Moreira Salles, o diretor de fotografia Adriano Goldman e o músico Sergio Mendes estão na lista de 322 artistas e executivos convidados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para integrar o corpo de membros da entidade, responsável pelas votações do Oscar.
A lista foi uma tentativa da Academia de aumentar a diversidade entre os seus membros, como deixou claro em comunicado a presidente Cheryl Boone Isaacs. “Esse ano, nossos ramos reconheceram uma lista de realizadores e artistas mais diversa e inclusiva do que nunca, e nós esperamos ansiosos que eles adicionem sua criatividade, ideias e experiência a nossa organização”, declarou.
A Academia já foi muito criticada pela falta de diversidade entre os indicados às principais categorias.
Na edição deste ano, por exemplo, muitos criticaram o fato de todos os 20 nomeados nas categorias de atuação serem brancos. A Academia também foi alvo de protestos por não ter nenhuma mulher entre os indicados aos prêmios de direção ou roteiro.
João Moreira Salles, diretor de “Santiago” (2007) e “Entreatos” (2004), é um dos mais notórios documentaristas brasileiros e recebeu diversas premiações nacionais e internacionais.
Adriano Goldman, responsável pela fotografia de “Xingu” (2012) e “360” (2011), ganhou projeção em Hollywood por seu trabalho como diretor de fotografia em “Álbum de Família” (2013) e “Jane Eyre” (2011).
Sergio Mendes foi indicado ao Oscar em 2012 pela trilha sonora de “Rio” (2011) e tem músicas de sua autoria ou execução em diversas produções de Hollywood, com destaque para “Mas Que Nada”, executada em diversas versões.
Os atores Benedict Cumberbatch, Martin Freeman, Tom Hardy, Eddie Redmayne e Daniel Radcliffe; as atrizes Emma Stone e Rosamund Pike; e os diretores Fernando Trueba, Damián Szifron e Pawel Pawlikowski, vencedor do Oscar 2015 de melhor filme estrangeiro, são outros nomes presentes entre os 322 novos convidados. (Folhapress)