Sábado, 21 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de julho de 2024
O dado consta no maior estudo realizado na América Latina sobre a percepção do desenvolvimento masculino na adolescência
Foto: FreepikCinco em cada dez adolescentes de 15 a 17 anos têm dúvida se são amados pelo pai no Brasil. Na Região Sul do País, 30% dos adolescentes relataram essa incerteza. Essa percepção varia entre os diferentes grupos étnicos, sendo os adolescentes brancos os que menos duvidam do amor do pai (35%) e os negros os que mais têm dúvida (49%).
Os dados são da pesquisa “Meninos: Sonhando os Homens do Futuro”. Com mais de 4 mil adolescentes entrevistados, esse é o maior estudo realizado na América Latina sobre a percepção do desenvolvimento masculino na adolescência. Idealizado pelo Instituto PDH e PapodeHomem e viabilizado pela Natura com o apoio do Pacto Global da ONU no Brasil, o estudo traz dados importantes sobre as dinâmicas familiares e o impacto na saúde mental dos jovens.
Outro aspecto revelado pela pesquisa é que seis em cada dez adolescentes da Região Sul afirmam conviver com poucos ou nenhum homem que seja uma referência positiva de masculinidade.
“É muito difícil ser o que não conseguimos ver. Por isso é tão importante que os meninos tenham convivência com homens que assumam sua responsabilidade em serem exemplos de masculinidades mais responsáveis e conscientes”, disse o fundador do Instituto PDH e idealizador da pesquisa, Guilherme N. Valadares.