Domingo, 17 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 10 de janeiro de 2019
Faltando poucos dias para o fim dos espetáculos do Natal Luz, que se encerram dia 13 de janeiro, o escritório de criação dos sócios Edson Erdmann e Valéria Chalegre, comemora o sucesso de mais uma edição que encantou turistas dos mais diversos lugares do mundo, nesta grandiosa festa que se realiza tradicionalmente em Gramado. Um sucesso que se traduz em números, mas especialmente em depoimentos de pessoas emocionadas. Um projeto feito com muita dedicação, conhecimento e planejamento de uma experiente equipe de trabalho.
Com a preocupação de sempre trazer novidades a cada ano para encantar e divertir milhões de pessoas, a roteirista de Histórias Incríveis, Valéria Chalegre, destaca a importância de se ter uma unidade no evento. “A razão do sucesso da parceria entre Histórias Incríveis e Gramadotur para o Natal Luz, é uma unidade de pensamento artístico que envolve todo o evento. Em cada espetáculo, desfile e show, há uma coerência pensada e comandada pelo diretor artístico do evento, Edson Erdmann. Os espetáculos conversam, têm relação. A metodologia de trabalho estabelece um fio condutor que pode ser sentido em todas as atrações e faz da cidade inteira um verdadeiro “destino” de Natal”. Este clima, pensado, está presente na trilha sonora, nos figurinos, no texto, na abordagem, e principalmente, na satisfação dos turistas. Uma experiência que se torna inesquecível para quem visita Gramado nesta época.
O diretor Edson Erdmann criou o slogan do evento, que foi o fio condutor de tudo, e que traz toda esta atmosfera, “AQUI EU VOLTO A ACREDITAR, NA MAGIA DO NATAL!” e explica: “Eu quis dizer que aqui tudo é possível. Gramado é um lugar de excelência: O Brasil que deu certo. Nesta cidade mágica, criamos esta atmosfera para as pessoas se permitirem sentir o que sentiam quando eram crianças e voltarem a acreditar. Assim, com este encantamento, fazemos o maior Natal do mundo!”, explica Erdmann.
São quatro anos de um trabalho coordenado, que só cresce e amadurece. Para as próximas edições, a roteirista prevê novidades: “Outras etapas para a consolidação deste conceito da magia do natal ainda estão por vir e devem elevar ainda mais o turismo de Gramado a outro patamar, envolvendo a hotelaria, o comércio e o próprio turista, que ao sair da cidade, leva uma mensagem consigo”, destaca Valéria. Os números, comprovam. Segundo a Gramadotur, organizadora da festa, cerca de 2,3 milhões de pessoas já visitaram o município desde o início das atrações, no dia 25 de outubro. E mais de 208 mil ingressos foram comercializados.
Pesquisa realizada em 2017, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), aponta que 91,5% dos turistas se sentem bem na cidade. A maioria (65%) viaja com a família e fica de 4 a 5 dias em Gramado (30%). A maior parte dos turistas vem da região Sudeste (43,35%), sendo São Paulo o estado campeão (17%) de visitação.
Os espetáculos dirigidos por Edson Erdmann e equipe de Histórias Incríveis encantam os espectadores e repercutem mundo afora, mostrando o nível de excelência alcançado no Natal Luz de Gramado. Não raro, o diretor artístico compartilha sua expertise na área por meio de palestras no Brasil e no exterior. Edson já se apresentou na Fecomércio e no Festival de Brasília, reuniu-se com o Ministério do Turismo de Portugal, feiras e empresários em Punta del Este, no Uruguai, entre outros destinos.