Ícone do site Jornal O Sul

4.400 gaúchos tiveram de sair de casa por causa das chuvas

Desabrigados das ilhas foram para o ginásio Tesourinha, em Porto Alegre. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

Subiu para 50 o número de municípios atingidos pelas chuvas e pela queda de granizo no Rio Grande do Sul. Conforme as equipes técnicas da Defesa Civil que estão nos municípios afetados, agora fazem parte da lista Barra do Quaraí, Cacequi, Manoel Viana e Venâncio Aires. O número de pessoas que tiveram de sair de casa chegou a mais de 4,4 mil nesse domingo. São 1.913 desalojados (em casas de amigos ou parentes) e 2.498 desabrigados (acolhidos em abrigos municipais).

Mais de 3,1 mil residências foram danificadas e 21.179 pessoas foram afetadas no Estado. O número de municípios com cidadãos que tiveram de ser acolhidos em abrigos chega a 21. Na localidade de Rincão São Miguel, próximo a Alegrete, na Fronteira Oeste, um homem desapareceu depois de cair em uma área alagada. Os bombeiros fazem buscas.

Com a cheia do Rio Guaíba, a água invadiu o pátio do abrigo na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros, e as famílias tiveram que ser removidas para o ginásio Tesourinha, em Porto Alegre. Cerca de 200 pessoas que estavam na escola foram realocadas.

Doações

Ao todo, 50 pessoas estavam nesse domingo em uma igreja na Ilha do Pavão e outros 80 em centros comunitários na Ilha das Flores. Na Ilha da Pintada, a enchente já atinge dois mil moradores e cerca de 400 estavam sendo retirados de suas casas. Os moradores das ilhas que foram encaminhados para o Tesourinha necessitam de doações como alimentos, itens de higiene, colchões e cobertores. O material deve ser entregue no local.

Sair da versão mobile