Ícone do site Jornal O Sul

44% da população brasileira é contra o aborto, mesmo que em caso de estupro

Sete em cada dez brasileiros são contra qualquer forma de aborto. (Crédito: Reprodução)

A agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research acaba de divulgar uma pesquisa mostrando que o Brasil é majoritariamente contrário ao aborto em qualquer situação. O dado mais surpreendente da pesquisa é a respeito do estupro: 44% dos brasileiros são contra o aborto nos casos em que a mulher sofreu a violência.

Mostrando, porém, uma divisão de opinião em relação ao tema, 44% são a favor da medida em casos de estupro. Segundo o levantamento feito com 1 mil pessoas com mais de 16 anos em 70 cidades de todas as regiões e classes sociais, sete em cada dez brasileiros são contra qualquer forma de aborto. Percentualmente, esse número se traduz em 72% dos entrevistados se posicionando contra a medida. Somente 15% deles se colocam a favor.
Nas classes D e E se encontram as pessoas mais avessas ao aborto (51% em casos de estupro e 75% em qualquer situação). No recorte da pesquisa por idade, a população mais jovem apresenta uma posição mais progressista. Entre os mais velhos, o sentido é inverso. Entre as pessoas com 25 a 34 anos, 19% se mostram favoráveis à legalização do aborto. Em casos de estupro, o percentual é de 49%. Os números da pesquisa contrastam com o grande número de abortos realizados no Brasil em todos os anos, em todas as classes sociais.

A PNA (Pesquisa Nacional de Aborto), realizada em 2010, é um dos estudos mais recentes e importantes sobre o assunto. Feito na Universidade de Brasília em parceria com a organização ANIS (Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero) –, o levantamento virou referência para a OMS (Organização Mundial de Saúde). E revela: mais de uma em cada cinco mulheres entre 18 e 39 anos de idade já recorreu a pelo menos um aborto na vida. Dados da OMS vão além: atestam que o número de abortos ilegais ultrapassa 1 milhão por ano no Brasil. (AD)

Sair da versão mobile