Domingo, 17 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 30 de março de 2016
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Você abre o Jornal e ela está lá, assiste a TV e ela aparece, vai conferir seu Facebook e novamente se depara com mais notícias sobre ela. A crise está entre nós. Alguns a sentem mais que os outros, o que é natural. O que não podemos fazer é negar que ela exista e deixar que ela vença.
As micro e pequenas empresas, partes vitais do comércio, são as primeiras a sentirem seus efeitos. Mas não tanto por causa das pessoas que deixaram de usar seus serviços, mas sim porque não possuem verba para focar em estratégias de comunicação e marketing com agências e profissionais qualificados.
Foi pensando nisso que atendendo ao pedido do jornal O Sul, resolvi separar algumas dicas bem simples, grátis ou extremamente baratas que ajudarão a divulgar o seu negócio diretamente ao público que realmente procura por seu produto ou serviço.
1) Google Meu Negócio
Valor: grátis
Site: www.google.com/business
Também conhecido como Google Business, o Meu Negócio é uma ferramenta gratuita de marketing digital do próprio Google que permite que você divulgue seu negócio local, seja uma loja de roupas, floricultura, academia, xis, pizzaria, etc.
Quando um usuário próximo procurar pelo seu serviço, sua empresa vai aparecer em uma lista com um mapa, dando dicas para que este futuro cliente possa escolher o estabelecimento que mais lhe agrada.
Dica: ao cadastrar sua empresa neste serviço, utilize sempre uma palavra que destaque bem o se negócio logo no início, como pro exemplo: “Hambúrguer em Porto Alegre – Hamburgueria do Carlos” – Desta forma, sempre que procurarem por “Hambúrguer em Porto Alegre” o seu negócio estará entre os primeiros na lista.
Dica 2: a exibição do seu negócio pode levar algumas semanas, pois será enviada uma carta com um código para que você possa ativar o serviço.
2) Instagram
Valor: grátis
Site: www.instagram.com
Quem não gosta de ver uma foto bonita?
O Instagram é uma das principais redes sociais hoje em dia por um simples fato: todo mundo virou fotógrafo graças aos seus filtros e efeitos. Algumas empresas já estão se destacando e ganhando muito dinheiro graças as suas postagens. Mas claro, esta é uma estratégia complementar de Marketing Digital, ela vai ajudar a aumentar a visibilidade e credibilidade de seus produtos e serviços.
O problema é que muitos empresários acham que postando qualquer coisa ficarão ricos, em poucos dias. Logo, acabam descartando esta poderosa ferramenta em pouco tempo pelo simples fato de não saberem como utilizar de uma forma mais eficaz.
Separei algumas dicas simples para que você possa montar uma estratégia de sucesso utilizando o instagram:
3) Blogs
Sem muitos rodeios vou falar em uma simples palavra o motivo pelo qual você deve publicar algo no blog de sua empresa no mínimo uma vez por semana: Google.
Hoje mais de 80% das pessoas pesquisa por serviços primeiro no Google. Não é a toa que seu sistema de anúncios pagos, o Google AdWords, é da cor amarela, fazendo uma referência às antigas páginas amarelas das listas telefônicas.
Quando você quer saber o telefone de uma pizzaria, onde você vai?
Logo, quanto mais você postar sobre seu serviço, mais palavras sobre ele o Google terá. E logo, você terá muitas frases em seu conteúdo que são exatamente o que os usuários estão procurando, fazendo com que seu blog fique cada vez mais no topo da pesquisa.
Então, publique no mínimo uma vez por semana, um texto com 4 parágrafos e fotos que sempre remetam aos seu negócio. E no final de cada publicação, coloque alguma forma de contato.
4) Vídeos
Estamos na era dos vídeos. Agora qualquer pessoa carrega um estúdio de gravação no bolso. Todos os dias o mercado conhece novos youtubers dedicados a um nicho específico, seja na área de beleza, culinária, marketing, T.I. ou até mesmo na área de serviços.
Ferramentas como o Periscope (www.periscope.com) permitem que você transmita ao vivo qualquer coisa, seja uma notícia ou uma palestra de auto ajuda. O diferencial desta ferramenta, é que ela é untegrada a sua lista de seguidores no twitter e permite que o seu público envie perguntas em tempo real.
Já o mais conhecido, Youtube (www.youtube.com) permite que você crie um canal exclusivo com suas postagens. Mas lembre de fazer vídeos curtos, pois poucas pessoas tem tempo para ver algo com mais de 5 minutos de duração.
Se você é uma pessoa bastante popular, o Facebook agora está possibulitando a transmissão de vídeos via celulares. Isto é ótimo para quem tem uma lista grande de clientes e quer passar para todos uma grande promoção ou dicas.
5) Facebook
Sim, parece óbvio, mas não é. tem muitos empresários que não conhecem a importância de fazer uma estratégia de Marketing Digital com o propósito de descobrir e fidelizar clientes utilizando o Facebook.
Se você puder pagar, mesmo que R$ 50,00, já pode divulgar sua empresa/serviço para milhares de pessoas em sua cidade. Caso você já tenha uma lista de clientes, pode muito bem criar um grupo para que eles saibam em primeira mão sobre novos serviços ou dicas que você queira dar, ficando assim sempre na mente destas pessoas.
A criação de uma página (fanpage) para seu negócio já é algo vital para diversas empresas. Mas não adianta ter uma página se ela não é alimentada. E quanto mais alimentada, mais pessoas vão curtir sua marca, e logo, mais negócios serão concretizados.
Uma das melhores estratégias que funcionam para os meus clientes é:
Foque sua publicação sempre para ter o maior número de compartilhamentos possíveis e não se apegue ao número de likes que ela tiver, a final,. quanto mais compartilharem, mais pessoas verão a sua marca.
Estas foram 5 formas simples de ajudar o seu negócio local a vencer a crise utilizando o Marketing Digital. Para mais dicas de Marketing Digital acessem o meu site www.carlosalmada.com
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.