Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Você viu? 50 mil demissões em 3 meses: entenda a crise das gigantes da tecnologia

Compartilhe esta notícia:

A desaceleração macroeconômica e a queda na receita com propaganda explicam o cenário negativo. (Foto: Reprodução)

O Google anunciou nesta sexta-feira (20) a demissão em massa de 12 mil funcionários em todo o mundo, o que representa 6% de sua força de trabalho, segundo a agência Reuters.

O anúncio vem dois dias depois de a Microsoft também oficializar o corte de 10 mil pessoas. Em apenas três meses, as grandes empresas de tecnologia já desligaram mais de 50 mil colaboradores.

A desaceleração macroeconômica e a queda na receita com propaganda explicam o cenário negativo.

Veja quem demitiu e quantos foram desligados: Twitter – cortou 3.700 funcionários; Meta (Facebook/Instagram/WhatsApp) – cortou 11 mil funcionários; Microsoft – cortou 10 mil funcionários; Amazon – cortou 18 mil funcionários; Alphabet (Google) – cortou 12 mil funcionários.

O que explica esse cenário

Analistas veem uma combinação de menos vendas, com o declínio da pandemia, e menos anúncios, dada a atual situação econômica dos Estados Unidos.

“Muitas dessas empresas cresceram em 2020, e aí depois houve a queda. No auge da pandemia, a digitalização aumentou. Todo mundo estava em casa, muitos recebem auxílio do governo, e as pessoas gastaram mais online”, explica ao g1 Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação e professor convidado da FGV.

“As big techs precisavam de pessoas para suportar a demanda, mas esse crescimento não se manteve após a flexibilização do isolamento causado pela Covid”, completa.

As “big techs”, como são conhecidas Apple, Microsoft, Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp), Alphabet (dona do Google) e Amazon, vivem um mau momento. Nos últimos 12 meses, elas perderam juntas quase US$ 4 trilhões em valor de mercado.

Os dados são de um levantamento feito por Einar Rivero, do TradeMap, a pedido do g1, comparando os valores de mercado no último dia 4 com os de 1 ano atrás.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Você viu?

Pedro Scooby comenta sobre problema que deixou a filha internada na UTI
Viagra reduz em 39% o risco de infarto, mostra novo estudo com 70 mil homens
https://www.osul.com.br/50-mil-demissoes-em-3-meses-entenda-a-crise-das-gigantes-da-tecnologia/ 50 mil demissões em 3 meses: entenda a crise das gigantes da tecnologia 2023-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar