Cinema“50 Tons” e “Bob Esponja” impulsionam cinemas no Brasil
Por
Redação O Sul
| 8 de maio de 2015
Compartilhe esta notícia:
"Cinquenta Tons de Cinza" levou três milhões de pessoas ao cinema no Brasil no primeiro trimestre de 2015. (Foto: Reprodução)
O mercado audiovisual brasileiro registrou no primeiro trimeste alta de 23,2% em renda e 18,1% em público, em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo relatório da Ancine, três filmes estrangeiros se destacaram entre janeiro e março:“Cinquenta Tons de Cinza”, “Bob Esponja: Um Herói Fora d’Água” e “Os Pinguins de Madagascar”. Cada um deles obteve mais de três milhões de espectadores no período.
No total, 43,4 milhões de pessoas passaram pelas salas de cinema nacionais no primeiro trimestre, com arrecadação de 568 milhões de reais. A título de comparação, a média de público no mesmo período de 2009 a 2014 foi de 33 milhões de espectadores.
Apenas dois longas nacionais aparecem entre as vinte maiores bilheterias do trimestre. Claro, duas comédias: “Loucas pra Casar”, com Ingrid Guimarães e Tatá Werneck, e “Os Caras de Pau em o Misterioso Roubo do Anel”, com Leandro Hassum. A comédia feminina, que estreou em janeiro, foi a segunda maior bilheteria do período, com 3,7 milhões de espectadores e mais de 45 milhões em renda.
Outra mãozinha para o aumento em bilheteria foi o crescimento do parque exibidor, que agora soma 2.870 salas. A expectativa é que o ano de 2015 seja melhor para o mercado cinematográfico, especialmente por grandes lançamentos internacionais, como “Cinderela”, que estreou no fim de março, “Velozes e Furiosos 7” e “Vingadores: Era de Ultron”, ambos lançados em abril, mês que não figura neste recente levantamento.
“Avatar” (2009) – A história da luta entre humanos e alienígenas da tribo Na’vi pelas riquezas naturais de Pandora – o que levou o filme a ser visto como metáfora da invasão americana no Iraque – quebrou recordes. Ao todo, a produção arrecadou 2,78 bilhões de dólares. O faturamento do longa ultrapassou o valor ganho por “Titanic” (1997), até então o longa mais visto da história. O detalhe curioso é que ambos são projetos do canadense James Cameron, um cineasta que certamente não tem problemas financeiros. (Foto: Divulgação)
“Titanic” (1997) – A reestreia de “Titanic” na versão 3D, com gancho no centenário do naufrágio do navio, fez o longa voltar à disputa pelo primeiro lugar na lista das maiores bilheterias de todos os tempos. O retorno da trilha sonora que causa engulhos na atriz Kate Winslet, no entanto, não permitiu a “Titanic” superar “Avatar”. Em sua estreia em 1997, o filme de James Cameron sobre a história de amor entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) arrecadou 1,8 bilhão de dólares. Em 2012, com os recursos em 3D, chegou a 2,186 bilhões de dólares. (Foto: Divulgação)
”Vingadores: Ultimato” já é a quinta maior bilheteria da história, tendo arrecadado mais 2 bilhões de dólares somente até o último fim de semana. (Foto: Divulgação)
“Velozes e Furiosos 7” (2015) – A franquia de carros conseguiu entrar para o clube dos bilionários do cinema com seu sétimo filme. Com um orçamento estimado em 250 milhões de dólares, o longa chamou ainda mais a atenção do público por ser o último com o ator Paul Walker, que morreu em um acidente de carro quando as filmagens ainda estavam na metade. O filme superou a marca de 1 bilhão em bilheteria em apenas dezessete dias em cartaz no mundo. Até 2 de maio, o longa somava 1,4 bilhão de dólares em renda. (Foto: Divulgação)
“Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” (2011)– Depois de sete filmes, o capítulo final da saga Harry Potter, dirigido por David Yates, confirmou o sucesso do bruxinho. O longa faturou ao todo 1,341 bilhão de dólares. Não apenas os atores Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson cresceram com a franquia, mas também suas contas bancárias, uma vez que todos os filmes baseados na série de J.K. Rowling foram um fenômeno comercial: eles estão entre as 33 maiores arrecadações de todos os tempos. (Foto: Divulgação)
“Frozen – Uma Aventura Congelante” (2013) – O filme arrecadou 1,274 bilhões de dólares em bilheteria mundial e se tornou a animação mais lucrativa do cinema. (Foto: Divulgação)
“Homem de Ferro 3” (2013) –O terceiro filme da série Homem de Ferro estreou entre o final de abril e o começo de maio de 2013 batendo recordes na maioria dos países do mundo. Nos Estados Unidos, o longa foi a segunda melhor estreia da história, com 175,3 milhões de dólares, atrás apenas de “Os Vingadores”. No Brasil, o filme estrelado por Robert Downey Jr. conseguiu a melhor estreia de 2013, com 12,3 milhões de dólares. O longa ultrapassou a marca do bilhão em poucas semanas em cartaz e soma arrecadação de 1,215 bilhão de dólares. (Foto: Divulgação)
“Transformers – O Lado Oculto da Lua” (2011) –O filme ocupa o quarto lugar na lista das maiores bilheterias, com 1,123 bilhão de dólares. O terceiro capítulo da saga dirigida por Michael Bay custou 195 milhões de dólares e apresentou melhorias em relação aos dois primeiros da franquia, tanto em relação à animação como à história. (Foto: Divulgação)
“O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei” (2003) –A viagem final de Frodo, Sam e Gollum à Montanha da Perdição para destruir o Anel rendeu ao último capítulo da saga fantástica O Senhor dos Anéis 1,119 bilhão de dólares nos cinemas. Além da notável arrecadação, o desfecho da trilogia igualou o recorde de “Titanic” no Oscar: o longa levou 11 estatuetas na festa de 2004, incluindo o prêmio de melhor filme. Os três longas da série baseada nos livros de J.R.R. Tolkien foram dirigidos pelo neozelandês Peter Jackson. (Foto: Divulgação)
“007 – Operação Skyfall” (2012) –Considerado por muitos críticos de cinema o melhor filme da franquia do agente secreto James Bond, a produção ocupa o primeiro lugar na história da bilheteria do Reino Unido, onde a arrecadação chegou a 161,1 milhões de dólares. No mundo, o longa conseguiu uma arrecadação total de 1,108 bilhão de dólares. (Foto: Divulgação)
“Transformers: A Era da Extinção” (2014) –O quarto episódio da franquia dos carros-robôs alienígenas faturou 1,091 bilhão de dólares. (Foto: Divulgação)
“Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” (2012) –Desde antes de seu lançamento, especialistas do setor estimavam que a bilheteria do filme bateria alguns recordes. O tiroteio que aconteceu em um cinema de Aurora, nos Estados Unidos, porém, fez com que muita gente se sentisse intimidada a comparecer a alguma das salas que exibia o filme. Ainda assim, o longa conseguiu mais público do que teve o seu antecessor e se tornou o segundo filme mais visto de 2012, com bilheteria de 1,084 bilhão de dólares, atrás somente de “Os Vingadores”. (Foto: Divulgação)
“Piratas do Caribe – O Baú da Morte” (2006) – O segundo filme da saga “Piratas do Caribe” arrecadou 1,066 bilhão de dólares desde sua estreia, em 2006. (Foto: Divulgação)
“Toy Story 3” (2010) – Prestes a ir para a faculdade, o jovem Andy, de 17 anos, resolveu arrumar seu quarto e descartar coisas de que não precisaria mais, como seus brinquedos. É aí que o boneco do caubói Woody entra em ação para salvar os amigos Buzz, Jessie e Sr. Cabeça de Batatas. E assim começa mais uma – a última – aventura cômica da franquia Toy Story. A série teve início em 1995 e ganhou uma sequência quatro anos depois. No entanto, foi apenas com o terceiro filme que a Disney ultrapassou a marca do bilhão, faturando 1,063 bilhão de dólares. (Foto: Divulgação)
“Piratas do Caribe – Navegando em Águas Misteriosas” (2011) – A franquia Piratas do Caribe é uma das únicas a possuir mais de um longa na lista das maiores bilheterias da história do cinema. O último filme da série arrecadou 1,045 bilhão de dólares, cerca de 20 milhões a menos do que o segundo capítulo da franquia. (Foto: Divulgação)
Filme teve a classificação indicativa revista. (Foto: Divulgação)
“Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma” (1999) –Quarto filme da saga Star Wars a ser lançado, a produção conseguiu arrecadação de 1,027 bilhão de dólares no mundo. A saga foi criada por George Lucas em 1977, ano da estreia de “Guerra nas Estrelas”, e é composta atualmente por sete filmes, lançados em ordem não-cronológica. Uma nova trilogia já foi garantida pela Disney, que detém os direitos da franquia, e o primeiro filme, dirigido por J. J. Abrams, tem estreia prevista para dezembro de 2015. (Foto: Divulgação)
“Alice no País das Maravilhas” (2010) –O clássico escrito por Lewis Carroll sobre uma garota que se perde em um mundo mágico após seguir um coelho branco ganhou uma releitura sombria do diretor Tim Burton em 2010. Apesar da avaliação mediana que recebeu dos críticos de cinema, o filme surpreendeu a todos com sua estreia nos Estados Unidos, a maior da carreira de Burton, com 116,1 milhões de dólares. No mundo, o longa conseguiu arrecadação total de 1,025 bilhão de dólares. (Foto: Divulgação)
“O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” (2012) – O primeiro episódio da nova franquia baseada na obra de J. R. R. Tolkien já mostrou que foi boa a estratégia do diretor Peter Jackson de dividir a adaptação do livro “O Hobbit” em três filmes. A história curta, escrita para crianças, narra as aventuras do hobbit Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) antes de ele encontrar o anel da trilogia O Senhor dos Anéis, e poderia ser facilmente contada em apenas um filme. Mas Jackson, que teve de cortar diversas narrativas paralelas de Tolkien para construir longas comerciais para a primeira saga, decidiu não economizar em “O Hobbit” e, claro, visar uma arrecadação maior: o filme teve bilheteria de 1,017 bilhão de dólares no mundo. (Foto: Divulgação)
“Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008) –O segundo longa da saga sobre o herói dirigida por Christopher Nolan arrecadou no mundo 1,004 bilhão de dólares. Só nos Estados Unidos, a bilheteria de estreia foi de 158,4 milhões de dólares e o total no país de 533,3 milhões. No mercado externo, a maior bilheteria do filme aconteceu no Reino Unido, onde arrecadou 89 milhões de dólares. (Foto: Divulgação)