Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de março de 2024
Segundo o Datafolha, a continuidade da reeleição é mais defendida entre aqueles que se declaram petistas
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSEPesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (22) aponta que 58% dos brasileiros acreditam que os governantes devem ter direito à reeleição. Por outro lado, 41% apoiam o fim desse direito. Os demais entrevistados não souberam responder.
Segundo o Datafolha, a continuidade da reeleição é mais defendida entre aqueles que se declaram petistas: 67%. Já entre os que disseram ser bolsonaristas, o índice favorável à reeleição é de 54%.
A pesquisa apontou ainda que 71% dos jovens de 16 a 24 anos são contrários ao fim da reeleição. O levantamento ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 147 municípios brasileiros. As entrevistas foram feitas nos dias 19 e 20 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Atualmente, líderes do Senado estão discutindo uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que pode acabar com a reeleição para funções do Poder Executivo, como a de prefeitos, governadores e presidente da República.
A discussão do assunto é defendida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que deseja avançar com uma espécie de “megarreforma eleitoral”.
Uma das possibilidades é de que a reforma crie mandatos únicos de cinco anos para todas as funções eletivas. A exceção seria para os senadores, que teriam dez anos.
Atualmente, os mandatos de chefes dos Poderes Executivos federal, estaduais e municipais e de parlamentares, exceto os senadores, têm duração de quatro anos.