Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 3 de março de 2024
Gravar vídeos com qualidade de cinema no celular se tornou uma tarefa mais fácil com o passar dos anos, graças às câmeras que ficam mais completas a cada geração. Recursos como estabilidade óptica, zoom óptico e taxas de captura elevadas, bem como a possibilidade de acoplar lentes extras, permitem gravar vídeos com aspecto profissional, mesmo que você não tenha equipamentos de filmagem avançados. Assim, celulares com conjuntos fotográficos robustos, como o iPhone 15 Pro Max, o Galaxy S24 Ultra e o Xiaomi 13 Ultra, entregam qualidade respeitável até para a gravação de clipes musicais, por exemplo.
Mas engana-se quem pensa que filmar conteúdos audiovisuais com qualidade profissional é uma exclusividade de usuários de celulares topos de linha. Para provar isso, reunimos uma lista com sete dicas e truques que, se seguidos, podem trazer qualidade cinematográfica para seus vídeos pessoais.
1. Use um aplicativo de câmera profissional: Existem aplicativos que permitem um controle mais fino de diversas especificações da câmera do smartphone, e o Filmic Pro é um deles. Disponível para Android e iOS, o app possibilita ajustar manualmente configurações como resolução, framerate, áudio, temperatura, exposição, foco, ISO, entre outras. Há uma versão gratuita para testes, mas recomenda-se comprar a versão completa para melhor aproveitamento das ferramentas do Filmic Pro.
Se não quiser investir em um aplicativo externo, uma dica útil é aprimorar o aplicativo de câmera nativo do celular ativando o “modo manual”, que em alguns modelos é chamado de “modo profissional”.
2. Escolha bem a iluminação: A escolha da iluminação tem papel fundamental na qualidade do vídeo. Em locais fechados, utilizar luz artificial, com lâmpadas, bastões ou rebatedores de luz é uma ótima forma de garantir uma boa iluminação à filmagem. Se estiver em locais abertos, aproveite a luz natural do sol em períodos como pouco depois do amanhecer ou antes do pôr do sol. Em ambos os casos, o resultado deve ser satisfatório, mas é preciso atenção à quantidade correta de luz, uma vez que a superexposição pode acabar “estourando” as imagens — e nem sempre é possível corrigir isso na pós produção.
Gravações em ambientes internos ou durante à noite requerem uma atenção extra, já que é preciso providenciar a iluminação adequada para que a filmagem tenha aspecto profissional.
3. Mantenha o celular firme: Um detalhe simples, porém importante, é a estabilidade do smartphone durante a gravação. Embora seja possível estabilizar o vídeo na edição, este acaba sendo um trabalho a mais na pós-produção. Para poupar tempo, é interessante investir em um tripé. O acessório garante estabilidade adequada, evita tremores das mãos e melhora a qualidade e a percepção do vídeo por parte do público.
No caso de gravações em movimento, um acessório que pode ser útil é o estabilizador gimbal. Este equipamento fixa o smartphone em uma base, deixando-o parado em uma posição específica e facilitando o foco no alvo.
4. Varie a taxa de quadros: É importante ajustar a taxa de quadros de uma gravação conforme a necessidade e objetivo do vídeo. Este ajuste é feito antes da filmagem e dita quantos quadros por segundo (fps) serão gravados. Por exemplo, gravações em 24 fps conferem um aspecto cinematográfico ao vídeo, enquanto vídeos com 60 fps costumam registrar bem o movimento por completo, podendo ser utilizados para registros de esportes.
Vídeos com altas taxas de quadros por segundo, como 120, 240 ou até 960 fps, provavelmente foram feitos no modo de câmera lenta. Isso porque em apenas um segundo deste tipo de gravação são registrados diversos quadros que capturam a totalidade do movimento. Ou seja, quanto maior a taxa de quadros por segundo, mais lento será o movimento da filmagem.
5. Filme em alta resolução: Outra dica para gravar vídeos com qualidade de cinema é filmar com a maior resolução disponível no celular. Quanto maior a resolução utilizada na gravação, mais detalhes serão capturados. Para gravar um vídeo com resolução superior à padrão (que vem no smartphone), basta acessar o mesmo local da variação da taxa de quadros e escolher a resolução desejada.
6. Evite o zoom digital: É possível usar o zoom da câmera do celular e obter vídeos com alta qualidade, mas é preciso ficar atento ao tipo de zoom utilizado. Há dois tipos principais: óptico, em que as lentes se afastam ou se aproximam uma da outra para produzir o efeito; e digital, em que o software do smartphone recorta a imagem e a amplia na tela. Enquanto o primeiro método amplia detalhes e mantém a qualidade, o segundo usa a mesma imagem e apenas esgarça os pixels.
Daí a importância de conhecer aspectos técnicos da câmera do celular para então decidir qual o tipo de zoom que será utilizado.
7. Experimente comprar lentes externas: Enquanto smartphones como o Galaxy S24 Ultra e o iPhone 15 Pro Max têm câmeras com múltiplas lentes e diferentes distâncias focais, modelos inferiores podem obter resultados semelhantes com o uso de lentes externas. Este tipo de lente é acoplado à lente principal do celular e costuma ser fixada por um clip ou por meio da case de proteção do smartphone.