Sábado, 18 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil 80% dos brasileiros se sentem mais produtivos no “home office”

Compartilhe esta notícia:

Pandemia impõe dilema sobre escritório. (Foto: Getty Images)

Os brasileiros parecem estar se adaptando de vez ao “home office”, com 8 em cada 10 brasileiros (80%) se sentindo mais mais produtivos trabalhando remotamente, segundo levantamento da Pulses, startup especializada em clima organizacional.

Contudo, 21% disseram não ter uma estrutura mínima para o home office.

Com relação à infraestrutura oferecida pelas companhias para o trabalho remoto, o desempenho das empresas de grande porte foi levemente menor, o que mostra que os pequenos e médios negócios estão mais preparados para esse novo tipo de trabalho, segundo o estudo.

Sobre o nível de conscientização sobre a pandemia, 94% se mostraram bem informados sobre o assunto, 98% apontaram que estão adotando comportamentos preventivos contra a covid-19 e 94% indicaram que estão em completo isolamento social.

Em relação às ações adotadas pelas empresas, 92% apontaram que sentem que as melhores decisões para combater a pandemia estão sendo feitas, mas, num âmbito pessoal, 25% indicam que sentem que suas atividades estão sendo afetadas durante a quarentena.

A dimensão sobre sentimentos e percepções, inclusive, é a mais preocupante, com 54% se dizendo mais ansiosos nos últimos dias e 13% indicaram uma ansiedade muito alta.

Na vida pessoal, 47% dos pesquisados sentem que os amigos e familiares estão sendo muito impactados com a crise do novo coronavírus.

Ansiedade

Uma pesquisa do LinkedIn, que ouviu 2 mil profissionais em home office na segunda quinzena de abril, indica que 62% estão mais ansiosos e estressados com o trabalho do que antes.

Veja outros resultados da pesquisa:

  • 39% dos entrevistados se sentem solitários devido à falta de interação com os colegas de trabalho;
  • 30% afirmam estarem estressados pela ausência de momentos de descontração no trabalho;
  • 20% sentem-se inseguros por terem dificuldades em saber o que está acontecendo com seus colegas de trabalho e sua empresa;
  • 33% se consideram mais produtivos pela falta de interação com os colegas e, consequentemente, redução das interrupções relacionadas ao ambiente do escritório;
  • 43% dos entrevistados estão se exercitando menos e 33% disseram ter o sono afetado negativamente.

Hora extra e burnout

O home office também tem significado horas extras de trabalho para muitos profissionais. Segundo o estudo, 68% dos entrevistados que estão trabalhando de casa têm trabalhado pelo menos 1 hora a mais por dia, com profissionais chegando a trabalhar até 4 horas a mais/dia (21%).

Além das horas extras, trabalhar em casa impõe outro desafio para os profissionais: desligar-se das atividades do trabalho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasil tem 1.156 mortes por coronavírus registradas em 24h; total de casos confirmados passa de 438 mil
O Brasil registrou recorde de 26.700 novos casos de coronavírus em 24 horas. Os óbitos já são 26.754
https://www.osul.com.br/80-dos-brasileiros-se-sentem-mais-produtivos-no-home-office/ 80% dos brasileiros se sentem mais produtivos no “home office” 2020-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar