Ícone do site Jornal O Sul

83% dos municípios gaúchos alcançaram a meta de vacinar toda a população com 18 anos ou mais contra o coronavírus

Governador Eduardo Leite e secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa, apresentaram os dados em transmissão pela internet. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Até quarta-feira (25), 412 municípios gaúchos haviam atingido a meta de ter toda a população de 18 anos ou mais vacinada com pelo menos a primeira dose contra a Covid-19, o que representa 83% do total de cidades do Rio Grande do Sul. A data havia sido estipulada pelo governo do Estado com base no avanço da vacinação pelas prefeituras e no fluxo de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

O balanço foi divulgado pelo governador Eduardo Leite em uma transmissão ao vivo pela internet no fim da manhã desta quinta-feira (26). “A boa notícia é que ficamos muito próximos da meta em todo o Estado: 86,3% da população de 18 anos ou mais já recebeu ao menos a primeira dose. É um percentual expressivo e se aproxima das melhores prescrições para imunização da população”, afirmou o governador.

Até o início da manhã desta quinta, 7.735.317 pessoas já haviam sido imunizadas com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no RS. O número representa 86,3% da população com 18 anos ou mais. Segundo o Palácio Piratini, a meta de alcançar toda a população vacinável até 25 de agosto não se confirmou porque houve redução de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

“O ritmo de distribuição de doses perdeu velocidade. Assim, entre o que esperávamos de doses enviadas ao RS de 20 de julho para cá, chegaram cerca de 500 mil a menos. Mesmo assim, tivemos um empenho das equipes dos municípios para que pudéssemos avançar na vacinação, o que pode ser observado no balanço de municípios”, apontou Leite.

Terceira dose

A Secretaria Estadual da Saúde informou que ainda aguarda a orientação técnica do Ministério da Saúde a respeito da aplicação da terceira dose da imunização contra o coronavírus e sobre a vacinação de adolescentes. Segundo a pasta, a partir do documento oficial, será possível divulgar os cronogramas e os próximos passos.

Conforme o Ministério da Saúde, a terceira dose deve começar a ser aplicada nos idosos brasileiros em setembro.

Sair da versão mobile