Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Mais de 1000 toneladas de resíduos são retirados das ruas de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Somente nesta semana foram recolhidas 630 toneladas.

Foto: Alex Rocha/PMPA
Somente nesta semana foram recolhidas mais de 600 toneladas. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

Até o momento, as equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU) recolheram mais de 1000 toneladas de resíduos diversos, lodo e entulhos nos pontos onde a água baixou e estão secos. Somente nesta semana foram recolhidas 630 toneladas até esse sábado (18).

Cerca de 120 garis das seções Sul, Norte, Centro, Extremo-Sul e Leste executaram os serviços de raspagem de lodo, varrição de resíduos e remoção de materiais acumulados como móveis e eletrodomésticos estragados. Nesta semana foram utilizados 19 caminhões e sete retroescavadeiras para auxílio dos trabalhos nos bairros.

Os serviços já foram executados nas partes secas de algumas ruas dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus, Praia de Belas, algumas partes de ruas em Ipanema e Guarujá, Vila Cristal no bairro Cristal, frente (parte seca) da Vila dos Sargentos na Serraria, partes do bairro Santa Maria Goretti e algumas partes de vias secas nos bairros Lami e Belém Novo.

Um mutirão de limpeza foi executado neste sábado, na Vila Elizabeth e no bairro Sarandi, na Zona Norte da cidade. Os serviços de raspagem de lodo, coleta de resíduos diversos, como móveis e eletrodomésticos estragados, restos de madeira, entre outros, foram feitos por 40 garis. Os trabalhos tiveram o auxílio de sete caminhões e três retroescavadeiras.

No bairro Sarandi, a equipe conseguiu acesso nas ruas Francisco Pinto da Fontoura, Bento Rosa e Rocco Aloise. Na Vila Elizabeth, foram atendidas vias como as avenidas 21 de Abril, dos Gaúchos e Toledo Piza e as ruas Fábio Carneiro de Lima, Vieira da Silva e Domingos de Abreu. Para acesso a outros locais, o DMLU aguarda que as águas recuem mais.

Trabalhadores imunizados

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde aplicaram vacina contra a gripe (influenza) e tétano em um grupo de garis nesta semana. A iniciativa visa dar início à imunização dos trabalhadores que atuam na força-tarefa de limpeza da cidade. Foram aplicadas 110 doses.

“Esta ação é mais um cuidado com os nossos colaboradores, uma categoria tão estratégica e querida de todos nós. É um esforço coletivo em prol da saúde dos trabalhadores, a fim de imunizar nossos garis que estão na linha de frente da cidade nesta situação de calamidade”, destaca o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker.

Para o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, a ação é uma entre tantas outras que estão sendo realizadas no município para imunizar a população. “Precisamos proteger os nossos trabalhadores de todas as áreas, principalmente aqueles que estão à frente do cuidado com as pessoas e a cidade.”

A iniciativa segue até o final deste mês. Foi disponibilizado o atendimento de seis Unidades de Saúde aos trabalhadores da limpeza, conforme a região de atuação de cada equipe.

Confira os locais:

– Clínica da Família Modelo (7h às 21h) para a Seção Centro: Embaixo do Viaduto da Conceição – Centro Histórico, Porto Alegre

– Unidade de Saúde Santo Agostinho (8h às 17h) para a Seção Norte: Rua Fioravante Schiavi, 790 – Sarandi, Porto Alegre

– Unidade de Saúde Glória (7h às 19h) para a Seção Glória: Rua Nossa Senhora das Graças, 129 – Glória, Porto Alegre

– US Maria da Conceição Marcelo Martins Moreira (7h às 19h) para a Seção Verdes: Rua Humberto de Campos, 746 – Partenon, Porto Alegre

– Clínica da Família Álvaro Difini (7h às 21h) para a Seção Extremo-Sul: Av. Edgar Pires de Castro, 3442 – Restinga, Porto Alegre

– Unidade de Saúde Pitinga (8h às 17h) para a Sede Social: Estrada João Antônio da Silveira, 6800 – Restinga, Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Mais de 200 pessoas em situação de rua estão em alojamentos provisórios de Porto Alegre
Pelo menos 200 mil carros foram perdidos nas enchentes, estima consultoria
https://www.osul.com.br/900-toneladas-de-lixo/ Mais de 1000 toneladas de resíduos são retirados das ruas de Porto Alegre 2024-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar