Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de agosto de 2020
Forças Armadas e órgãos governamentais no combate às queimadas na Amazônia.
Foto: Divulgação/Ministério da DefesaO MMA (Ministério do Meio Ambiente) anunciou nesta segunda-feira (3) a ampliação da força-tarefa para combater incêndios florestais na Amazônia Legal. Segundo a pasta, serão disponibilizados mais R$ 10 milhões para a contratação de cinco aeronaves durante o período de maior seca na região. A primeira ação será disponibilizada em Mato Grosso a partir da próxima semana.
“Com a disponibilização das cinco aeronaves Air Tractor, será possível percorrer uma distância de 1.037 quilômetros, distância linear aproximada entre Brasília e Curitiba. Serão cerca de 1.150 horas de voo com capacidade de pulverizar líquido com efeito retardante equivalente a 20 mil caixas d’água”, destacou o ministério, por meio de nota.
Ainda de acordo com o comunicado, nos últimos cinco anos, o número de brigadistas contratados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) atuando no combate ao fogo aumentou 50%.
O calendário e o local das operações na Amazônia Legal serão determinados a partir das requisições do corpo de bombeiros de cada Estado.